Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Eunice Prudente, conselheira da ADAAP, recebe importante prêmio promovido pelo jornal Estadão

Promovido pelo jornal O Estado de S.Paulo e pelo CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), o Prêmio Professor Emérito e Guerreiro da Educação Ruy Mesquita reconhece desde 1997 personalidades que contribuem para o aprimoramento da educação nacional.

No Dia do Professor (15), a ganhadora de 2025 do Prêmio Professor Emérito foi a professora Eunice Prudente, conselheira da ADAAP (Associação dos Artistas Amigos da Praça), a associação gestora da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

Primeira professora negra de Direito da Universidade de São Paulo, Eunice Prudente falou em seu discurso ao receber o prêmio sobre a necessidade de se combater desigualdades e preconceitos tanto na educação quanto no mercado de trabalho. “Para nós, negros, a discriminação nos tira tudo. São questões complexas, que envolvem gênero, etnia e questões socioeconômicas.”

Já o professor Antônio Jacinto Caleiro Palma recebeu o Prêmio Guerreiro da Educação.

Integrante do Conselho de Administração da ADAAP desde 2022, Eunice Prudente é advogada e doutora pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – instituição em que leciona, atualmente.

Foi autora em 1980 da primeira tese que propõe a criminalização da discriminação racial, publicada em livro. Em 2021, tornou-se Secretária Municipal de Justiça na Prefeitura de São Paulo.

É autora dos livros “Preconceito Racial e Igualdade Jurídica no Brasil” e “Gênero, Etnia e Sexualidade”.

Além disso, Eunice fez parte da Frente das Mulheres Feministas, onde conheceu importantes nomes do civismo e da política, como Ruth Cardoso, Eva Blay, Marta Suplicy e Ruth Escobar. A doutora conviveu e foi influenciada por grandes pensadoras do feminismo negro que foram suas contemporâneas, como Sueli Carneiro e Lélia Gonzalez.

Desde março, comanda a Escola de Gestão e Contas do Tribunal de Contas do Município.

+ Eunice Prudente, conselheira da ADAAP, toma posse como primeira mulher preta a ocupar uma cadeira na Academia Paulista de Letras Jurídicas

+ Eunice Prudente, conselheira da Adaap, ganha entrevista na Folha de S.Paulo

Recentes

06/05/2024

Tire suas principais dúvidas sobre o Processo Seletivo 2024/2º semestre da SP Escola de Teatro

03/05/2024

Processo Seletivo 2º semestre de 2024: SP Escola de Teatro abre inscrições para 66 vagas nos cursos técnicos

02/05/2024

Peça “Eu não vou fazer Greta Garbo” estreia em 24 de maio na SP Escola de Teatro

30/04/2024

SP Escola de Teatro oferece três cursos na Oficina Cultural Oswald de Andrade

30/04/2024

Programa Oportunidades oferece aulas de inglês aos estudantes da SP Escola de Teatro

26/04/2024

Inscreva-se para a oficina gratuita “Artistas Realizadores”, sobre produção de projetos teatrais

26/04/2024

Miguel Arcanjo representa SP Escola de Teatro na Bett Brasil, maior feira de educação e tecnologia da América Latina

25/04/2024

SP Escola de Teatro lança livro em parceria com Universidade de Gda?sk, da Polônia

25/04/2024

3º episódio da segunda temporada do podcast SP Transvisão chega ao Spotify

477 de 999 resultado(s)