Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

SP Escola de Teatro inicia novo semestre letivo investigando o tema das mudanças climáticas e futuros distópicos

No próximo sábado (31), a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, recebe seus novos estudantes na Unidade Brás para a abertura de mais um semestre letivo.

Nesse semestre, as centenas de estudantes dos oito cursos regulares técnicos – Atuação, Cenografia e Figurino, Dramaturgia, Direção, Humor, Iluminação, Sonoplastia e Técnicas de Palco – trabalharão a partir de estudos sobre as mudanças climáticas e os futuros distópicos.

Pedagogia

Na pedagogia inovadora da SP Escola de Teatro, os estudantes dos cursos técnicos passam por quatro módulos que não se acumulam e não se estruturam em uma hierarquia: Verde, Azul, Vermelho, Amarelo. O estudante pode começar sua jornada de dois anos em qualquer um dos módulos, variando de acordo com sua turma e semestre.

Neste semestre, as turmas matutina e vespertina cursam os módulos Verde e Azul, respectivamente.

Na Escola, um módulo é definido como um ciclo de estudos e práticas artísticas realizado ao longo de um semestre, estruturado a partir das etapas do Estúdio e da Formação, que se repetem três vezes em cada período letivo. O Estúdio subdivide-se em Processo – aulas teóricas e ateliers práticos – e Experimento, momento em que as linhas de estudo se organizam em 16 núcleos para a criação de projetos cênicos.

O Módulo constitui uma unidade fechada orientada por quatro parâmetros – Eixo, Operador, Material e Artista-pedagoga(o) –, possibilitando a sintonia entre as diversas funções envolvidas no trabalho coletivo.

Poética

Uma Poética semestral abarca Eixo, Operador, Material e Artista-Pedagoga(o).

A poética é uma ideia inaugural lançada ao processo pedagógico e artístico, funcionando como um disparador a partir do qual se desdobram o Eixo, o Material, o Operador e a(o) Artista-pedagoga(o). Não define percursos nem resultados, mas instala um campo comum de investigação que antecede as escolhas formais e conceituais do Módulo. A Poética orienta o trabalho sem fechar sentidos, permitindo que cada núcleo desenvolva suas próprias pesquisas dentro de uma vibração compartilhada.

Nesse primeiro semestre de 2026, a Poética será Mudanças Climáticas e Futuros Distópicos.

EIXO

Vetor conceitual em torno do qual os conteúdos do Módulo são organizados, orientando as investigações formais e dramatúrgicas desenvolvidas ao longo do semestre. As formas canônicas da estrutura teatral – dramática, épica e performativa – fundamentam os Eixos dos Módulos Verde, Amarelo e Azul, respectivamente. O Módulo Vermelho, por sua vez, é definido pela Autonomia, quando os estudantes determinam as teatralidades de seus próprios núcleos de Experimento.

OPERADOR

Referencial teórico que amplia o olhar sobre o Material, evocando novas percepções e aprofundando a leitura crítica dos conteúdos levados à cena. Se o plano ético pressupõe horizontalidade nas relações de trabalho artístico, a dimensão teórica requer verticalidade, permitindo maior aprofundamento conceitual. O Operador pode ser constituído pela obra de um(a) pensador(a), por uma teoria filosófica, por pesquisas acadêmicas ou por textos científicos diversos.

MATERIAL

Conjunto de conteúdos, temáticas, matérias-primas e aparatos que serve de alicerce para as investigações cênicas do Módulo. O Material constitui a base a partir da qual a pesquisa artística se estrutura, oferecendo densidade concreta ao trabalho criativo. Pode ter origem textual, visual ou sonora, incluindo livros, documentos, imagens, objetos, álbuns musicais e canções populares, entre outras possibilidades.

ARTISTA-PEDAGOGA(O)

Referência estética contemporânea, individual ou coletiva, que orienta os estudos e as práticas desenvolvidas no Módulo. Seu trabalho oferece aos estudantes a possibilidade de perceber modos de criação que podem ser derivados do Material e tensionados pelo Eixo. Nos Módulos Verde, Amarelo e Azul, dialoga com os gêneros dramático, épico e performativo, enquanto no Módulo Vermelho a escolha é definida autonomamente por cada núcleo.

Confira os Eixos, Operadores, Materiais e Artistas-Pedagogas desse semestre:

Eixo: Personagem e Conflito

Operador: Vandana Shiva (Guerras por Água)

Material: Como respirar ou qual o respiro quando mergulhamos no colapso? O que a arte faz com o fôlego do mundo? Como emergir um recomeço?

Artista-pedagoga: Wanuri Kahiu

Eixo: Performatividade

Operador: Vandana Shiva (Guerras por Água)

Material: Como respirar ou qual o respiro quando mergulhamos no colapso? O que a arte faz com o fôlego do mundo? Como emergir um recomeço?

Artista-pedagoga: Uýra Sodoma

Recentes

11/05/2022

Estudantes de direção da SP participam do Theatreffen, maior festival de teatro em língua alemã do mundo, sediado em Berlim

10/05/2022

Ivam Cabral é empossado em cargo na Comissão Externa Permanente de Aconselhamento Científico do Centro Arnaldo Araújo, em Portugal

02/05/2022

Ivam Cabral recebe dezenas de amigos e fãs em lançamento na capital paulista de Entre o Nada e o Infinito, seu 21º livro

28/04/2022

TBT: Relembre as entrevistas especiais de Brenda Oliver e Flávia de Araújo, colaboradoras transsexuais da SP, para o Youtube da Escola em 2012

26/04/2022

SP Escola de Teatro cria campanha em espanhol, inglês e francês para atrair imigrantes e refugiados para aulas de português gratuitas

22/04/2022

SP Escola de Teatro recebe o maior festival colaborativo de criatividade do mundo, o World Creativity Day

21/04/2022

Joaquim Gama, coordenador pedagógico da SP, participa como investigador do grupo de Estudos de Artes Performativas Centro de Estudos Arnaldo Araújo, Portugal

19/04/2022

Processo seletivo curso técnico: SP Escola de Teatro abre seleção para 100 vagas

14/04/2022

Diretor da SP, Ivam Cabral é convidado a ser consultor da Comissão Externa Permanente de Aconselhamento Científico da Escola Superior Artística do Porto, Portugal

1026 de 1061 resultado(s)