Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Programa Oportunidades da SP Escola de Teatro oferece aulas de português gratuitas para imigrantes e refugiados

Começam em outubro, mais especificamente na terça-feira, 18, das 19h30 às 22h, na sede Roosevelt da SP, as aulas do segundo semestre de português para refugiados e imigrantes. A iniciativa SP Oficinas de Língua Portuguesa é gratuita e aberta a todes, todas e todos estrangeiros que se interessarem e serão ministradas por João Martins, doutorando em Antropologia pela UNICAMP, mestre em Antropologia Social pela UFSC e colaborador da Instituição como analista de projetos, com o auxílio de estudantes da SP. O projeto faz parte das ações do Programa Oportunidades da SP, que objetiva oferecer à comunidade do entorno das duas sedes (Brás e Roosevelt) ações educativas e formativas. Os encontros serão quinzenais nas datas: 18/10; 1º/11; 22/11; 6/12 e 13/12.

Interessados devem se inscrever nesta ficha: AQUI

Dúvidas e perguntas envie para o e-mail : e-mail oportunidades@spescoladeteatro.org.br.

O SP Oficinas de Língua Portuguesa é uma atividade que consiste na promoção de um curso de conversação do português exclusivamente e especialmente desenvolvido para imigrantes e refugiados que não têm o idioma como a língua materna. Conhecer a língua majoritária de um país não é apenas fundamental no processo de inclusão, mas também configura um direito dos imigrantes.

Segundo pesquisadores, uma das maiores dificuldades encontradas no período de adaptação a nova cultura é o processo de aprendizado do idioma, portanto justifica-se a necessidade da criação de programas específicos de ensino do português para esse público. Nesse contexto, a SP articula a relação entre teatro e aprendizagem/ensino para desenvolver o curso, para promover atividades lúdicas, como jogos teatrais. Num depoimento à equipe de comunicação da escola, o antropólogo e professor João Martins explicou mais sobre a pedagogia e as pretensões do projeto:

“A ideia é juntar a arte educação, os jogos teatrais e o método do educador, filósofo e pensador Paulo Freire. Trabalhar as oficinas por meio da corporalidade e do lúdico, com aproximação da cultura brasileira, expressa em gírias, expressões idiomáticas, ditados populares.”


Recentes

14/05/2025

Estudantes da SP Escola de Teatro se destacam no concurso de dramaturgia do Conservatório de Tatuí

13/05/2025

Abertas as inscrições do Prêmio Solano Trindade 2025 de novas dramaturgias negras

12/05/2025

Confira como foi a aula do curso “Dança Sem Fronteiras: Movimento e Vídeo Arte”

09/05/2025

Estudantes da SP Escola de Teatro apresentam seus segundos experimentos do semestre

09/05/2025

Estudantes participam de bate-papo com Renan Marcondes neste sábado (10)

08/05/2025

Processo Seletivo 2025/2º semestre – Lista Definitiva de Inscrições Homologadas

08/05/2025

Processo Seletivo 2025/2º semestre: confira dias e horários das avaliações do primeiro momento

08/05/2025

Ouça o quinto episódio da 3ª temporada do Podcast Phedra, com Camillo Miranda

07/05/2025

Confira como foi a abertura da exposição “Sinais de Convergência” na SP Escola de Teatro

54 de 894 resultado(s)