Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

SP Escola Superior de Teatro recebe a filósofa e teóloga ecofeminista Ivone Gebara

SP Escola Superior de Teatro – Faculdade das Artes do Palco recebeu no último sábado (11) uma convidada muito especial: Ivone Gebara, filósofa e teóloga ecofeminista, que conversou com os estudantes dos cursos técnicos.

Gebara é uma renomada freira católica brasileira, filósofa e uma das principais teólogas da Teologia da Libertação e da Teologia Feminista na América Latina. Nascida em 1944, em São Paulo, ela se tornou conhecida internacionalmente por seu pensamento crítico, que une questões de gênero, justiça social e ecologia (o chamado ecofeminismo).

O evento contou também com Diana Mendes, coordenadora pedagógica da Escola, Marici Salomão, coordenadora da linha de estudo de Dramaturgia, Tâmara David, coordenadora da linha de estudo de Sonoplastia, e Ivam Cabral, diretor-executivo da Instituição.

Nesse semestre letivo, as pesquisas dos estudantes das oito linhas de estudo da Escola giram em torno da água, mudanças climáticas e futuros distópicos.

A troca foi intensa entre Gebara e os estudantes, que participaram ativamente com falas e questionamentos.

“Ivone Gebara é uma das vozes mais representativas do ecofeminismo na América Latina e no Brasil. No encontro com estudantes da SP Escola de Teatro, a teóloga e filósofa reafirmou seu compromisso de colocar as mulheres, os pobres e o meio ambiente no centro de um pensamento não universalista imposto pelo sistema patriarcal”, comenta Marici Salomão.

Já Ivam Cabral analisou o potente encontro no artigo “Entre o corpo e a água: notas sobre o ecofeminismo”.

Veja como foi o evento, nas imagens de Rodrigo Reis.

Recentes

30/03/2026

Fotos: espetáculo “Avisa quando chegar” na SP Escola de Teatro

26/03/2026

Fotos: curso “Narrativa Interativa e Criação Coletiva para a Cena”

25/03/2026

Inscreva-se no curso gratuito “Teatro latino-americano: práticas, poéticas e processos de criação”

24/03/2026

Cia. Ópera do Mendigo Canta… Do Outro Lado do Espelho na SP Escola de Teatro em 18 de abril

23/03/2026

Espetáculo “Rapsódia-Guarujà” estreia em 8 de abril na SP Escola de Teatro

18/03/2026

SP Escola de Teatro recebe a peça canadense “Cock” de 2 a 4 de abril

17/03/2026

Programa Oportunidades divulga lista de classificação final para Bolsa-Oportunidade 2026/1º semestre

16/03/2026

Fotos: espetáculo “Pietá, um fractal de memórias” na SP Escola de Teatro

13/03/2026

Inscrições abertas para a oficina gratuita “Dramaturgias do teatro e do audiovisual”

18 de 1114 resultado(s)