Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Associação Brasileira de Críticos de Arte premia Maria Bonomi, conselheira da ADAAP

A Associação dos Artistas Amigos da Praça (ADAAP), organização social gestora da SP Escola Superior de Teatro – Faculdade das Artes do Palco desde 2010, celebra mais um reconhecimento da artista visual Maria Bonomi, que faz parte de seu conselho administrativo.

Dessa vez, o reconhecimento veio da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), que divulgou os vencedores do Prêmio ABCA 2026, dado desde os anos 1970.

Bonomi foi reconhecida com o prêmio Paulo Mendes de Almeida de melhor exposição do ano, pela sua exposição “A arte de amar, a arte de resistir”, que teve curadoria de Paulo Herkenhoff e Maria Helena Peres e aconteceu no Paço Imperial, no Rio de Janeiro.

A artista visual premiada internacionalmente ganhou em 2025 uma retrospectiva histórica no Centro Cultural do Patrimônio Paço Imperial, celebrando seus 90 anos e mais de sete décadas de carreira com 250 obras, incluindo trabalhos inéditos.

“É uma conquista e também um agradecimento ao país que me recebeu”, disse a artista ítalo-brasileira ao jornal O Globo à ocasião.

A cerimônia da premiação será no dia 27 de agosto, às 19h, no Teatro Antunes Filho, Sesc Vila Mariana, em São Paulo. O troféu está sendo criado pela artista Mônica Ventura. A cerimônia será aberta ao público e conta com a produção da equipe do Sesc.

Maria Bonomi é uma artista visual ítalo-brasileira e doutora pela ECA/USP. Ela trabalha como gravadora, escultora, pintora, muralista, curadora, figurinista, cenógrafa e professora. Já foi conselheira da Fundação Osesp, da Academia Latino-Americana de Arte (ALA), da Associação Profissional dos Artistas Plásticos de São Paulo e do Instituto Lina Bo e P. M. Bardi.

+ Ivam Cabral, diretor executivo, e Maria Bonomi, presidente do conselho de administração da ADAAP, conquistam a Medalha M.M.D.C Caetano de Campos, maior honraria do Governo do Estado na área da Educação

+ Artista Maria Bonomi, conselheira da ADAAP, inaugura obra no Colégio Bandeirantes

Recentes

15/07/2024

Confira como foram as apresentações finais dos estudantes da SP Escola de Teatro no 1º semestre de 2024

12/07/2024

Entrevista com Mariana Ozório, uma das vencedoras do Prêmio Solano Trindade 2023

12/07/2024

Veja como foi a estreia do espetáculo musical “Para Não Gritar” na SP Escola de Teatro

11/07/2024

Estudantes da SP Escola de Teatro apresentam peças no Interior e Litoral durante o mês de julho

11/07/2024

Confira como foi a apresentação da peça “No dia seguinte todo mundo riu” na SP Escola de Teatro

10/07/2024

Mesa de conversa sobre dramaturgia contemporânea acontece amanhã (11) na SP Escola de Teatro

05/07/2024

Processo Seletivo 2024/2º semestre: SP Escola de Teatro divulga convocados para as atividades de segundo momento

04/07/2024

8º episódio da segunda temporada do podcast SP Transvisão chega ao Spotify

02/07/2024

Entrevista com Luz Ribeiro, uma das vencedoras do Prêmio Solano Trindade 2023

558 de 1148 resultado(s)