Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Rodolfo García Vázquez, coordenador de direção da SP Escola de Teatro, faz novas e prósperas parcerias com universidades europeias após viagem acadêmica


O coordenador da linha de estudo de direção da SP Escola de Teatro, Rodolfo García Vázquez, representou a instituição em cursos que ministrou na Europa no mês de outubro.

A convite dos programas de artes cênicas de Oslo Academy of Theatre (Noruega), Stockholm University of the Arts (Suécia) e The University of the Arts Helsinki (Finlândia), Vázquez lecionou dentro desses cursos universitários sobre pautas que são pilares de suas pesquisas como diretor e professor.

“Eu vim pra fazer um tour por universidades do norte da Europa. A primeira foi a Suécia no curso de mestrado do departamento de atuação da Universidade de Artes de Estocolmo com o tema Teatro Ciborgue. Foi bem bacana e conheci pessoas com projetos bem interessantes”, comenta o artista em entrevista ao site da SP Escola de Teatro.

Ele afirmou que entrou em contato também com pesquisadores de Inteligência artificial da Universidade Real de Estocolmo, do departamento de computação e robótica, o que foi muito enriquecedor.

“Depois fui pra Oslo, onde dei um curso de Teatro Decolonial para estudantes do mestrado em direção. Surgiram muitas questões interessantes sobre a temática e como discutir sobre isso dentro dos currículos das universidades europeias”, revelou o coordenador.

Depois, na fase final da viagem, ele retornou a Estocolmo, onde apresentou a temática de Teatro Decolonial- tema de seu doutorado- no mestrado do departamento de direção da faculdade.

“Essa experiência foi bastante rica, apresentei o projeto da SP Escola de Teatro e fomos convidados a visitar outros países e universidades, falando do nosso trabalho, da forma como entendemos a pedagogia teatral. Várias pessoas ficaram interessadas em vir para o Brasil estudar na SP, então essa viagem foi muito bacana para expandir ainda mais nossas fronteiras”, finalizou Vázquez, que ao lado de Ivam Cabral, criou a companhia de teatro Os Satyros há 33 anos, localizada na praça Roosevelt.

Recentes

10/02/2026

Fotos: Curso de circo “Bases Acrobáticas Circenses”

10/02/2026

SP Escola de Teatro vira faculdade de artes cênicas em 2026 e mantém curso 100% gratuito

10/02/2026

Bolsa-Oportunidade do 1º semestre de 2026 para seus estudantes: confira a lista de agendamentos

09/02/2026

Fotos: curso “A ficção como disparador da performatividade”

06/02/2026

Fotos: estudantes iniciam o semestre letivo na SP Escola de Teatro

06/02/2026

Fotos: SP Transvisão promove bate-papo sobre direitos e cidadania

05/02/2026

Fotos: SP Transvisão encerra com bate-papos e peças incríveis da Mostra FestivaTrans

05/02/2026

Fotos: Coletivo Telea apresenta a peça “Sou o tanto que não sou” durante o SP Transvisão 2026

04/02/2026

Fotos: estudantes da SP Escola de Teatro se apresentam em Cubatão

27 de 1091 resultado(s)