Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Programa Oportunidades realiza oficinas teatrais para crianças e mulheres bolivianas

No último sábado, 1º de abril, a SP Escola de Teatro, por meio do Programa Oportunidades, iniciou novas oficinas teatrais para crianças e mulheres bolivianas da Associação Mulheres Imigrantes Luz e Vida (Amilv), ministradas por estudantes da SP, contemplados com a Bolsa-Oportunidade. A parceria já vem acontecendo desde o semestre passado por meio do projeto Tendas da Cidadania, do Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante, que acontecia uma sábado por mês na escola.

A Associação é composta por imigrantes e atua em mais de 30 bairros da cidade de São Paulo, realizando um trabalho sobre direitos e cidadania dos imigrantes em lugares que essa população habita.

Neste semestre, as oficinas acontecem no primeiro sábado do mês e vão até julho. As atividades para as crianças e adolescentes são de jogos teatrais. Já para as mulheres são de técnicas de teatro, tendo como objetivo elas aprenderem a atuar e criar cenas que falem sobre o assunto da violência de gênero e doméstica, para poderem levantar esse debate dentro de suas comunidades.

Os estudantes-bolsistas envolvidos nas oficinas são: Samyra Damasceno Rios (Direção), Alicia Machaca (Técnicas de Palco), Ana Letícia Figueira de Oliveira (Humor), Julia Martins Santos (Atuação), Juliana Marian Ayres (Técnicas de Palco), Matheus de Souza Gois (Técnicas de Palco), Victoria Forlepa (Humor) e Rheroandra Natalia da Silva Lopes (Direção).

Programa Oportunidades tem o compromisso de estabelecer articulações entre a arte e a comunidade, aproximando os estudantes de sua função de artistas e cidadãos. A principal ação do Programa é a concessão de bolsas-auxílio, chamada Bolsa-Oportunidade, a qual é destinada aos estudantes matriculados no Curso Técnico e que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os contemplados devem cumprir atividades de contrapartida, que no caso dessas oficinas, serão realizadas por meio da elaboração de projetos sociais e culturais.


Recentes

09/06/2025

Veja como foi o show de Ricardo Nash “Moda à Terra” na SP Escola de Teatro

09/06/2025

Estudantes da SP Escola de Teatro apresentam a Mostra de Experimentos do 1º semestre de 2025

06/06/2025

Programa Oportunidades oferece oficinas no Centro de Acolhida para Adultos Cidade Refúgio II

06/06/2025

Workshop de dança gratuito “Práticas de Gumboot” acontece neste sábado (7) na SP Escola de Teatro

05/06/2025

Veja como foi a peça “Zum Zum – Um Ensaio Sobre Abelhas” na SP Escola de Teatro

05/06/2025

Ouça o sétimo episódio da 3ª temporada do Podcast Phedra, com Kaique

05/06/2025

Processo Seletivo 2025/2º semestre: SP Escola de Teatro divulga convocados para as atividades de segundo momento

04/06/2025

Segunda mesa de Dramaturgismos na Sala de Ensaio acontece nesse sábado (7)

04/06/2025

Inscreva-se para o curso gratuito “Antidramáticas – Radicalizações na dramaturgia contemporânea”

9 de 877 resultado(s)