Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Tairone Porto, artista convidado do curso de Cenografia e Figurino, ministra aula sobre maquiagem natural

Na última sexta-feira, 14 de abril, aconteceu na sede Brás da SP Escola de Teatro a finalização das aulas sobre o “Processo de construção de maquiagem natural”, ministradas pelo artista convidado Tairone Porto do curso de Cenografia e Figurino.

A partir da apresentação dos materiais para a aplicação da maquiagem social e artística, a formação se iniciou com o intuito de estabelecer um ponto de partida comum entre todos, independente do conhecimento e das habilidades individuais com a maquiagem.

Com base na pesquisa do módulo do semestre, o formador fez aos estudantes algumas provocações para que, a partir disso, eles elaborassem um conceito e o apresentassem de forma materializada na maquiagem, com livre inspiração e execução.

O processo de pesquisa individual permitiu criar um espaço para a elaboração e o desenvolvimento dessas explorações, direcionando a aprendizagem de cada estudante do curso. Com esse avanço, foi possível destacar o universo criativo mobilizado pelos estudantes, de forma a pensarem em soluções estéticas para o trabalho ao longo do semestre.

Na aula final, Tairone Porto apresentou a maquiagem a partir de materiais naturais, os quais reiteram as origens da maquiagem e visam ampliar seu repertório criativo e material. A maquiagem foi abordada no curso como elemento principal do visagismo, trazendo também em perspectiva o cabelo e os adereços que o compõem, assim como o colo, que juntos formam o quadro do visagismo.

A formação proposta pelo artista convidado não integrou aplicações específicas, mas pretendeu apresentar uma perspectiva histórica, política e social sobre a maquiagem, para que a realização artística e conceitual do projeto tenha uma profundidade de elaboração estética, reflexiva e crítica.

A linha de estudo de Cenografia e Figurino abrange o estudo das cenografias de áreas como cinema, televisão, exposições, eventos, entre outras. As aulas teóricas e práticas são complementadas por meio de contato com diversos profissionais experientes do setor.

?Confira a galeria de fotos:



Recentes

26/07/2022

JC Serroni, coordenador de CE e TP da SP, realiza palestra para público internacional na Unirio

15/07/2022

Estudantes da Escola Estadual Pe. Anchieta realizam exposição artística de grafite na sede Brás da SP

12/07/2022

Conheça alguns dos novos estudantes do curso técnico em teatro da SP

11/07/2022

Cine Bijou, com apoio da SP Escola de Teatro, fecha parceira com Fundação Casa para exibição do filme Medida Provisória para 75 jovens

07/07/2022

Biblioteca SP: Conheça quatro escritores indígenas, cujas obras estão disponíveis no acervo da instituição!

28/06/2022

Colaboradores da Adaap e do Instituto Limpa Brasil realizam mutirão de limpeza da Praça Roosevelt; confira como foi!

21/06/2022

Adaap, gestora da SP Escola de Teatro, ganha Prêmio Especial da APCA pelo livro Teatro de Grupo

21/06/2022

Projeto Escola Verde: Mutirão de Limpeza da Praça Roosevelt, ação da Adaap com o Instituto Limpa Brasil, acontece na próxima terça (28)

20/06/2022

No dia Mundial do Refugiado, SP Escola de Teatro convoca imigrantes e refugiados para vagas exclusivas no curso técnico

891 de 962 resultado(s)