Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Palestra de Lincoln Antonio “Acorda, Brasil! Cativeiro acabou!” acontece neste sábado (13) no YouTube

Acontece neste sábado (13) às 10h a mesa de discussão “Acorda, Brasil! Cativeiro acabou!”, com o músico e pesquisador Lincoln Antonio. A palestra será transmitida online no YouTube, no canal da SP Escola de Teatro.

O debate de Antonio terá como foco o tema da abolição no repertório musical tradicional brasileiro. Ele conduz uma apreciação de diversas cantigas da tradição popular que tratam do “tempo do cativeiro” e da abolição do trabalho escravo. Jongo, moçambique, congada, batuque de umbigada, candomblé angola e samba são alguns dos gêneros abordados através de áudios e vídeos.

A mesa terá mediação de Tâmara David, coordenadora do curso de Sonoplastia da Escola. O evento faz parte do Projeto Cecília.

Sobre Lincoln Antonio

Compositor, pianista, pifeiro e produtor cultural. Formado em composição e regência pelo Instituto de Artes da Unesp. Estudioso das culturas populares, das rodas e das músicas de rua. É criador e integrante do grupo A Barca, da banda de pífanos Epifolias e do coletivo Sambadêra. Trabalha ainda com música para teatro e dança, desde a criação até a preparação musical de elencos. Gravou os CDs O ouvido das canções, Quintal e Entrevista com Stela do Patrocinio. Com o grupo A Barca realiza pelo Brasil diversos projetos de circulação de espetáculos, oficinas, registros em campo e produção de CDs e DVDs, entre eles Turista aprendiz, Baião de princesas e as caixas Trilha, toada e trupé e Coleção Turista Aprendiz. Gravou ainda com Suzana Salles, Cida Moreira, Péricles Cavalcanti, Ceumar, Di Freitas, Mauricio Pereira, Juçara Marçal e Kiko Dinnuci, entre outros. No teatro, como diretor musical, compositor e arranjador, trabalhou com Marco Nanini, Bibi Ferreira, Márcio Aurélio, Debora Duboc, Cibele Forjaz, Maria Alice Vergueiro, Esther Góes, Denise Fraga, Leticia Sabatella, Cia. do Latão, Cia. São Jorge de Variedades, As Graças, Fraternal Cia., Cia. Livre, Cia. do Feijão e Núcleo do Cientista, com o qual realiza o espetáculo Entrevista com Stela do Patrocínio, de sua autoria, com Georgette Fadel e Juliana Amaral.


Recentes

15/04/2025

Veja como foi a peça “Como Expressar Uma Dor: Teoria e Prática”; espetáculo fica em cartaz até 20/4

14/04/2025

Secretaria dos Transportes Metropolitanos e SP Escola de Teatro promovem apresentação de dupla de palhaços na estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM

14/04/2025

Confira como foi o encerramento do curso “Corpo-Manifesto” na SP Escola de Teatro

10/04/2025

Rodolfo García Vázquez será professor convidado da Academia de Artes Dramáticas Ernst Busch

10/04/2025

Ouça o terceiro episódio da 3ª temporada do Podcast Phedra, com Mikaella Reis

09/04/2025

Egressas do curso de Técnicas de Palco da SP Escola de Teatro lançam livros; veja como foi!

08/04/2025

Veja como foram as apresentações da Mostra de Microcenas na SP Escola de Teatro

08/04/2025

Show gratuito de Juliane Hooper acontece em 12/4 na SP Escola de Teatro

04/04/2025

Inscreva-se no curso de extensão gratuito “Dança Sem Fronteiras: Movimento e Vídeo Arte”

63 de 877 resultado(s)