Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Grupo de jovens da Fundação CASA visita as duas sedes da SP Escola de Teatro

SP Escola de Teatro recebeu no dia 10 de julho um grupo de jovens que cumprem medida socioeducativa de internação nos CASAs Juquiá e Topázio, centros socioeducativos da Fundação CASA localizados no Complexo do Brás, na capital paulista.

O foco foi conhecer a instituição, assistir aos experimentos cênicos dos estudantes e participar de uma roda de conversa após as apresentações.

No último semestre, o Programa Oportunidades da SP Escola de Teatro realizou oficinas artísticas nos CASAs Juquiá e Topázio. Semanalmente ocorreram duas oficinas, teatrais e circenses, ministradas pelos estudantes da instituição de ensino, contemplados com a Bolsa-Oportunidade.

As atividades foram acompanhadas por João Martins, analista de projetos do Programa Oportunidades, e Diane Boda, arte educadora e orientadora responsável pelas atividades.

“A apreciação artística pode fazer parte de todo processo pedagógico em artes e considero parte fundamental tanto para ampliação de repertório como para despertar a apreciação, o exercício de comunicar o que gostamos, o que não gostamos e verbalizar os motivos. A saída de jovens da Fundação CASA para assistir os experimentos da SP Escola de Teatro envolveu outros elementos, como o estreitar de um vínculo construído ao longo de 10 encontros tanto com as e os aprendizes da SP, como com a própria instituição. Os jovens puderam conhecer o espaço de que tanto falamos ao longo das oficinas e dar concretude ao que fizemos. Além disso, entrar e sair todas as semanas das unidades da Fundação CASA moveu o desejo de que eles pudessem também sair daquele espaço, mudar as paisagens e respirar ares diferentes que permitem arejar as ideias”, relata Diane Boda.

Os estudantes-bolsistas envolvidos nas oficinas foram: Zeferina (Atuação), Cesar Divino (Humor), Manuel Victor (Dramaturgia), Filipe Peixoto, vulgo Samurai, (Direção), Eluizio Felix (Humor), Dandara Ferreira dos Santos (Atuação), Diego Looman (Humor), Evelyn Heloisa (Atuação) e Lucas Guilherme dos Santos (Direção).

“No CASA Topázio, acompanhei o grupo de 20 adolescentes que participou das oficinas de arte cultura proporcionadas pela equipe da SP Escola de Teatro. Para a visita, escolhemos oito jovens para conhecerem as duas sedes da Escola. Foi um dia muito interessante para eles, pois nunca tinham assistido a uma peça teatral. Depois da visita, pude ver a emoção e alegria no olhar deles. Esses momentos são de muita importância para esses adolescentes, pois, muitas vezes, é a única ocasião em que eles conseguem ter contato com esse tipo de arte. Para mim também foi muito gratificante acompanhá-los”, conta Maria da Luz Pereira de Carvalho, pedagoga do CASA Topázio que acompanhou a visitação.

?Confira as fotos:


Fotos: Ana de Castro/ADAAP

Recentes

22/05/2025

LUME ocupa SP Escola de Teatro durante a Virada Cultural 2025; confira a programação!

22/05/2025

Ouça o sexto episódio da 3ª temporada do Podcast Phedra, com Thays Tavares

21/05/2025

Estudantes de Iluminação apresentam experimentos de luz e som na SP Escola de Teatro

19/05/2025

SP Escola de Teatro abre período de transferência interna de estudantes dos cursos técnicos

19/05/2025

SP Música com Ricardo Nash acontece em 30/5; garanta seu ingresso!

16/05/2025

Confira como foram os três dias do Cena Única na SP Escola de Teatro

16/05/2025

Estudantes de Iluminação da SP Escola de Teatro promovem exercícios na Unidade Brás

15/05/2025

Veja como foi a temporada de “Reza Cotidiano” na SP Escola de Teatro

15/05/2025

Mostra de Microcenas acontece neste sábado (17) na SP Escola de Teatro

27 de 877 resultado(s)