Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Curso “Olhares: Poéticas e Possibilidades da Crítica Teatral” encerra com seis críticas inéditas

Entre 9 e 16 de outubro, aconteceu na unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro o curso de extensão “Olhares: Poéticas e Possibilidades da Crítica Teatral”, que foi ministrado pelo professor e crítico teatral Amilton de Azevedo.

Durante as aulas, que aconteceram ao mesmo tempo que o Festival Satyrianas 2023, os estudantes refletiram sobre a crítica teatral e suas possibilidades contemporâneas sob óticas diversas. O foco esteve no pensamento em torno do que é a crítica teatral, suas funções e intenções, pensando sobre a atitude crítica frente a espetáculos teatrais e a perspectiva autoral da prática da escrita, em suas múltiplas formas.

Como conclusão de curso, os estudantes produziram ensaios críticos sobre algumas peças assistidas durante as Satyrianas. Os textos poderão ser lidos aqui, no site da SP Escola de Teatro, publicados entre amanhã (1/11) e segunda-feira (6/11).

Sobre as aulas, Amilton de Azevedo disse: “Seguir com a oficina em paralelo à programação da Satyrianas ao longo dos últimos anos tem sido uma oportunidade continuada de me encontrar com pessoas de formações e trajetórias diversas com algum interesse na crítica teatral – seja pensar sobre ela, seja entendê-la, seja praticá-la – de modo que guardo com muito carinho os bons encontros proporcionados pela atividade. É também uma possibilidade para que eu siga repensando o meu próprio projeto de crítica, revisitando e atualizando os materiais de referência e compartilhando questões que têm me mobilizado (e também me angustiado!) dentro desse campo fronteiriço entre criação e fruição que é o lugar da análise crítica para mim”.

Os estudantes de 2023 falaram um pouco sobre a experiência:

Emma Jovanovic

“Eu me senti instigada a abandonar pressuposições e tradicionalismos atrelados à crítica teatral, e a pensar novas formas de se assistir, pensar e discutir teatro, não focadas em avaliações ou validações do fazer, mas na abertura de canais de diálogo. O exercício da escrita também foi muito positivo, principalmente pela troca com os colegas da oficina e pelo incentivo a acompanhar a programação do festival. Fiquei muito feliz de ter participado”.

Thamires Araujo

"Adorei o curso! Especialmente porque, depois de conversarmos sobre a função e as formas de se fazer uma crítica, nós mesmos fomos tatear esse campo minado. Na prática, (às vezes) a teoria é outra, mas as discussões em aula com certeza me ajudaram a olhar melhor tudo aquilo que vejo. Me senti muito instigada, e dá vontade de sair escrevendo, para além da oficina!”. 

Recentes

15/05/2025

Veja como foi a temporada de “Reza Cotidiano” na SP Escola de Teatro

15/05/2025

Mostra de Microcenas acontece neste sábado (17) na SP Escola de Teatro

15/05/2025

Livro na Polônia publica artigos de profissionais da SP Escola de Teatro

14/05/2025

Estudantes da SP Escola de Teatro se destacam no concurso de dramaturgia do Conservatório de Tatuí

13/05/2025

Abertas as inscrições do Prêmio Solano Trindade 2025 de novas dramaturgias negras

12/05/2025

Confira como foi a aula do curso “Dança Sem Fronteiras: Movimento e Vídeo Arte”

09/05/2025

Estudantes da SP Escola de Teatro apresentam seus segundos experimentos do semestre

09/05/2025

Estudantes participam de bate-papo com Renan Marcondes neste sábado (10)

08/05/2025

Processo Seletivo 2025/2º semestre – Lista Definitiva de Inscrições Homologadas

36 de 879 resultado(s)