Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Confira como foi o lançamento do livro “Eternizar em Escrita Preta”

Aconteceu na última quarta-feira (22), na unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro, o lançamento do livro “Eternizar em Escrita Preta”, que contou com a participação dos três autores vencedores do Prêmio Solano Trindade 2022.

Nesta edição, Apollo Faria apresentou a peça “Diário Negro”, enquanto Daiany Pontes trouxe “Cantata Descontínua das Águas Pluviais” e Lu Varello foi premiada com “Tá Faltando Iemanjá!”.

Miguel Arcanjo Prado, coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SPET, foi o apresentador e mediador da noite.

Leia o livro de 2023 aqui.

Iniciativa da área de Extensão Cultural e Projetos Especiais da Escola, o prêmio é uma homenagem a Solano Trindade e premia anualmente três dramaturgias inéditas de escritores negros, posteriormente publicados em livro.

Solano Trindade (1908-1974) foi arte-ativista das causas negras e criador do Teatro Popular Brasileiro (TPB), grupo formado por operários, domésticas e estudantes e que tinha como inspiração algumas das principais manifestações culturais do país.

Outras edições do prêmio

Da primeira edição, em 2020 e com livro em 2021, resultou a publicação das três dramaturgias: “Guerras Urbanas”, de Camila de Oliveira Farias, do Rio de Janeiro; “Como Criar para um Corpo Negro sem Órgãos?”, de Lucas Moura, de São Paulo; e “Medeia Homem”, de Robinson Oliveira, do Rio Grande do Sul. Leia o livro.

Da segunda edição, de 2021 e com livro em 2022, resultou a publicação das três dramaturgias: “Atropelo”, de Amanda Carneiro (São Paulo/SP); “Limiar ou Primeiro Impulso que Algo Aconteça”, de Amanda Pessoa (Dourados/MS); e “Piscinas: um Estudo Sobre Águas”, de Mariana Ozório (Belo Horizonte/MG). Leia o livro.

A Escola também anunciou os vencedores de 2023, que terão suas dramaturgias publicadas em 2024.

Veja como foi a festa, nas fotos de Ana de Castro:



Recentes

26/05/2025

Confira como foi o segundo dia da Mostra de Microcenas

23/05/2025

Dramaturgismos na Sala de Ensaio começa em 31/5 com debate “Experiências heterogêneas no teatro contemporâneo”

22/05/2025

LUME ocupa SP Escola de Teatro durante a Virada Cultural 2025; confira a programação!

22/05/2025

Ouça o sexto episódio da 3ª temporada do Podcast Phedra, com Thays Tavares

21/05/2025

Estudantes de Iluminação apresentam experimentos de luz e som na SP Escola de Teatro

19/05/2025

SP Escola de Teatro abre período de transferência interna de estudantes dos cursos técnicos

19/05/2025

SP Música com Ricardo Nash acontece em 30/5; garanta seu ingresso!

16/05/2025

Confira como foram os três dias do Cena Única na SP Escola de Teatro

16/05/2025

Estudantes de Iluminação da SP Escola de Teatro promovem exercícios na Unidade Brás

27 de 879 resultado(s)