Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Dra. Isildinha Baptista Nogueira recebe estudantes no Escuta SP

Aconteceu no último sábado (15), na SP Escola de Teatro, mais um encontro Escuta SP, entre estudantes e Dra. Isildinha Baptista Nogueira, presidente do conselho da ADAAP.

O encontro semestral com os estudantes dos oito cursos técnicos faz parte do projeto que visa possibilitar um espaço coletivo e individual, de escuta e fala, tendo em vista a elaboração na esfera da clínica psicanalítica das questões político-pedagógicas enredadas com o teatro, a arte, a cultura, a educação e a sociedade.

A ideia da presidente do conselho da ADAAP e psicanalista do Instituto Sedes Sapientiae, Isildinha Baptista Nogueira, juntando-se aos esforços da equipe pedagógica, é conquistar um ambiente que garanta o melhor acolhimento aos estudantes, docentes e colaboradores.

+ Leia a entrevista com Isildinha Baptista Nogueira

Isildinha Baptista Nogueira (1954) é mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Fez sua formação nos Ateliers de Psychanalise, em Paris, com Radmila Zygourys, uma das fundadoras da instituição.

Ela é pioneira ao incluir a discussão do corpo no contexto da condição de mulher negra e brasileira e também foi uma das primeiras a abordar com o instrumental psicanalítico tanto a dimensão sociocultural quanto a subjetiva da condição de negro no Brasil.

Em 2022, foi indicada ao Prêmio Jabuti na categoria de não-ficção pelo livro “Cor do Inconsciente: Significações do Corpo Negro”. A obra expõe as raízes do racismo entranhado nas camadas sociais, inclusive adentrado em indivíduos que não se consideram racistas, a partir de um estudo do pensar em si mesma num contexto em que a cor de sua pele é alvo de discriminação.

+ Isildinha Baptista Nogueira fala sobre Letramento Racial

Confira como foi o encontro, nas imagens de Rodrigo Reis.

Recentes

17/03/2025

Bolsa-Oportunidade do 1º semestre de 2025: confira lista final de classificados e suplentes

14/03/2025

Curso “Afrocerimônias – a filosofia da cena no teatro de nação” inicia na SP Escola de Teatro; veja como foi

14/03/2025

SP Escola de Teatro recebe ensaios abertos da peça “Entre Irmãos”

13/03/2025

Estudantes da SP Escola de Teatro podem se inscrever para aulas gratuitas de inglês

13/03/2025

Curso “CORPO-MANIFESTO” inicia na SP Escola de Teatro; veja como foi

13/03/2025

Podcast Phedra – SP Transvisão estreia sua 3ª temporada hoje; ouça o primeiro episódio

06/03/2025

Peça “VINTE E TRÊS: [encruzilhada no tempo: cênico, da memória e da realidade]” estreia em 13/3 na SP Escola de Teatro

28/02/2025

Peça “Como Expressar uma Dor: Teoria e Prática” estreia em 15/3 na SP Escola de Teatro

27/02/2025

SP Escola de Teatro entrevista a artista residente Emilie Gregersen e o intercambista Oskar Bjarke Windfeld

90 de 877 resultado(s)