Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

SP Leitura acontece em 22 de agosto com a leitura de “Elegbára Beat”, de Rodrigo de Odé

Acontece em 22 de agosto, quinta-feira, às 19h, mais uma edição do SP Leituras, organizado pela área de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro.

Dessa vez, o evento contará com a leitura dramática do livro “Elegbará Beat”, de Rodrigo de Odé, publicado pela Editora Kitabu. Além da leitura, haverá debate com Lucelia Sergio (Os Crespos) e Pedro Peu (Mestre de Capoeira Angola da Escola Angoleiro Sim Sinhô).

Os ingressos, gratuitos, devem ser adquiridos na Sympla da SP Escola de Teatro.

O texto de Rodrigo de Odé, escritor e doutor em filosofia, propõe uma discussão sobre racismo e poder, a partir de uma pesquisa sobre teatro negro, capoeira angola, candomblé e filosofia africana.

A dramaturgia é uma composição de 7 cenas e 23 personagens, que se articulam através de uma conexão entre o mito que trata do nascimento de Exu Elegbára, o afrobeat de Fela Anikulapo Kuti e tragédias da vida real, que ocorreram em função do racismo intrínseco ao sistema contemporâneo de pensamento, ação e comportamento.

“Elegbára Beat – Um Comentário Sobre o Poder” tem prefácio de Rosane Borges, orelha de Luh Maza, posfácio de Gustavo Melo e quarta capa de Adilbênia Freire Machado.

Pautada em mais de vinte anos de pesquisa, a peça resulta de um projeto contemplado na 1ª Edição do Prêmio Aldir Blanc de Apoio à Cultura da Cidade de São Paulo, em 2020. O projeto de publicação do livro foi contemplado no Edital Proac no 22/2023 para Publicação de Obras Teatrais Inéditas.

Recentes

29/05/2023

SP Escola de Teatro cria nova parceria com o Unifai – Centro Universitário Assunção

26/05/2023

Em parceria com a Casa 1, Programa Oportunidades realiza oficinas teatrais para jovens LGBTQIAP+

25/05/2023

Monólogo “ELA”, de Dioniso Neto, estreia na SP Escola de Teatro com atuação de Jeyne Stakflett

25/05/2023

Programa Oportunidades integra a programação do Sarau na Biblioteca Adelpha Figueiredo; confira!

24/05/2023

SP Escola de Teatro recebe instalação performática “MALA” no dia 27 de maio

24/05/2023

Confira como foi o workshop “A Plástica Cênica” realizado pelo grupo Ministerio sem fronteiras

23/05/2023

Programa Oportunidades e Biblioteca da SP promovem o Grupo de Estudos de Paulo Freire; participe!

22/05/2023

SP Escola de Teatro recebe peça “An Eve and an Adam”, da Dinamarca, nos dias 23 e 24

22/05/2023

Pocket show e mesa de discussão “Xana Dume – A rainha do sapateado drag em Nova York” acontece no dia 25

729 de 965 resultado(s)