Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

SP Escola de Teatro recebe comitiva da Noruega para construir novas parcerias acadêmicas e artísticas

A unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro recebeu ontem (19) uma comitiva de acadêmicos noruegueses para discutir parcerias, práticas e intercâmbios entre Brasil e Noruega, iniciando um novo capítulo no rico histórico de parcerias internacionais da Instituição.

Ivam Cabral, diretor-executivo da SP Escola de Teatro, Beth Lopes, coordenadora pedagógica, e Marcio Aquiles, responsável pelos projetos internacionais e parcerias, receberam a comitiva que era composta por Marianne Skjulhaug, reitora da KHiO – Oslo National Academy of the Arts, e Manuel Pelmu?, pró-reitor de pesquisa da KHiO – Oslo National Academy of the Arts, entre outros acadêmicos de universidades como Kristiania University College, Oslo Metropolitan University e University of Oslo.

O grupo debateu os próximos passos para desenvolver um projeto de intercâmbio estudantil, docente e artístico entre a SP Escola de Teatro e as universidades e centros artísticos da Noruega.

“A reunião que tivemos com Marianne Skjulhaug, reitora da Academia Nacional de Artes de Oslo (KHiO), foi excelente. Nós temos, na SP Escola de Teatro, uma conexão muito forte com os países escandinavos, com parcerias há mais de dez anos com, por exemplo, a Universidade das Artes de Estocolmo e com a Academia de Teatro de Helsinque. Somados, foram mais de cem intercâmbios de estudantes e professores com essas duas instituições até hoje. E é o que pretendemos desenvolver a partir de agora com a KHiO também. Temos muito futuro pela frente”, afirma Ivam Cabral, diretor-executivo da SP Escola de Teatro.

Histórico com a Noruega

Nos últimos anos, a área de projetos internacionais construiu uma relação potente com escolas e acadêmicos da Noruega, promovendo trocas e diversos projetos.

Confira algumas das parcerias:

– Em agosto de 2024, Rodolfo García Vázquez, coordenador do curso de Direção da SPET, promoveu, na Universidade de Oslo – Uniarts, um workshop de atuação e direção para estudantes. Já no Sindicato dos Artistas do Palco da Noruega, ele promoveu uma palestra sobre decolonialidade.

– Em outubro de 2022, García Vázquez ministrou um curso de teatro decolonial na Oslo Academy of Theatre.

– Em 2020, estudantes da SP Escola de Teatro participaram de um projeto teatral internacional da Alexandria Nova, reunindo universidades europeias e a SPET.

Recentes

10/05/2022

Ivam Cabral é empossado em cargo na Comissão Externa Permanente de Aconselhamento Científico do Centro Arnaldo Araújo, em Portugal

02/05/2022

Ivam Cabral recebe dezenas de amigos e fãs em lançamento na capital paulista de Entre o Nada e o Infinito, seu 21º livro

28/04/2022

TBT: Relembre as entrevistas especiais de Brenda Oliver e Flávia de Araújo, colaboradoras transsexuais da SP, para o Youtube da Escola em 2012

26/04/2022

SP Escola de Teatro cria campanha em espanhol, inglês e francês para atrair imigrantes e refugiados para aulas de português gratuitas

22/04/2022

SP Escola de Teatro recebe o maior festival colaborativo de criatividade do mundo, o World Creativity Day

21/04/2022

Joaquim Gama, coordenador pedagógico da SP, participa como investigador do grupo de Estudos de Artes Performativas Centro de Estudos Arnaldo Araújo, Portugal

19/04/2022

Processo seletivo curso técnico: SP Escola de Teatro abre seleção para 100 vagas

14/04/2022

Diretor da SP, Ivam Cabral é convidado a ser consultor da Comissão Externa Permanente de Aconselhamento Científico da Escola Superior Artística do Porto, Portugal

13/04/2022

Em parceria com ONG, SP Escola de Teatro recolhe alimentos não perecíveis para doação às pessoas em situação de rua

909 de 943 resultado(s)