Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

SP Escola de Teatro se despede da artista sueca Suzanne Osten

Morreu hoje (29) aos 80 anos a artista sueca Carlota Suzanne Osten. Diretora de cinema, diretora de teatro e dramaturga, Osten foi um dos grandes nomes das artes cênicas e do cinema sueco nas últimas décadas.

Pelo filme “The Mozart Brothers”, foi eleita melhor diretora do 22º Guldbagge Awards. No cinema, também dirigiu filmes como “Mamma” e “Skyddsängeln”.

No teatro, ela fundou o Fickteatern no final dos anos 1960. Depois, trabalhou longamente no Stockholm City Theatre, criando peças marcantes de tons políticos e feministas, como “Tjejsnack” e “Kärleksföreställningen”.

Durante sua carreira, advogou pela importância do teatro para crianças e adolescentes e também foi a pioneira do teatro para bebês. Em 1975, fundou dentro da Stockholm City Theater a Unga Klara, focando em produções para crianças e jovens.

O principal foco de pesquisa da Unga Klara, até hoje, são espetáculos que coloquem a política de juventude em cena. O teatro tem como filosofia principal o ponto de partida de que o público jovem tem direito à mesma qualidade e profundidade artísticas de um adulto.

Na SP Escola de Teatro

Em 2013, nos anos iniciais da SP Escola de Teatro, diretoria, coordenadores e coordenação pedagógica da Escola viajaram à Suécia para trocas acadêmicas e para o desenvolvimento de intercâmbios artísticos-pedagógicos. Lá, conheceram Suzanne Osten, que se interessou muito pelo modelo pedagógico da SPET, dando início a uma grande parceria.

Na viagem, a Escola firmou parceria com a Sada (Stockholms Dramatiska Högskola). Posteriormente, dois estudantes e dois formadores da Escola viajaram para a Suécia para um intercâmbio na Sada, ao mesmo tempo que a Escola em São Paulo recebeu quatro representantes suecos.

Em 2013, Osten esteve em São Paulo na SP Escola de Teatro, ministrando palestras e oficinas com os estudantes. Em outubro daquele ano, promoveu a palestra “Teatro para a juventude, arte e sobrevivência” ao lado da atriz Cilla Thorell e da psicanalista e dramaturga Ann-Sofie Bárány, ambas também suecas.

Em sua fala, levantou questões sobre o novo drama, a nova consciência sobre a infância e o “babydrama”, teatro para bebês de 6 meses a 1 ano de idade. Já no workshop para estudantes e formadores, trabalhou questões sobre o Teatro para Juventude.

Recentes

21/04/2022

Joaquim Gama, coordenador pedagógico da SP, participa como investigador do grupo de Estudos de Artes Performativas Centro de Estudos Arnaldo Araújo, Portugal

19/04/2022

Processo seletivo curso técnico: SP Escola de Teatro abre seleção para 100 vagas

14/04/2022

Diretor da SP, Ivam Cabral é convidado a ser consultor da Comissão Externa Permanente de Aconselhamento Científico da Escola Superior Artística do Porto, Portugal

13/04/2022

Em parceria com ONG, SP Escola de Teatro recolhe alimentos não perecíveis para doação às pessoas em situação de rua

13/04/2022

Exposição Estante da Deseducação, da Biblioteca da SP, apresenta obras literárias que vão na contramão do pensamento formal

12/04/2022

SP Escola de Teatro oferece aulas de português gratuitas para imigrantes e refugiados

11/04/2022

Crianças imigrantes participam de brincadeiras e ações educativas sobre o Dia Mundial da Saúde na sede Brás da SP Escola de Teatro

07/04/2022

TBT: Relembre o espetáculo As Velhas, com Maria Alice Vergueiro e o grupo Pândega, em cartaz na SP Escola de Teatro em 2014!

06/04/2022

Estudantes da SP põem em prática o que aprenderam com poéticas de rua nos primeiros experimentos cênicos do semestre; confira!

936 de 965 resultado(s)