Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Marcelo Flecha publica artigo sobre iluminocenografia e compila memórias de sua trajetória artística

Encenador, dramaturgo, cenógrafo, iluminador e pesquisador teatral, membro fundador da Pequena Companhia de Teatro (São Luís, MA), Marcelo Enrique Flecha é um importante nome da cena teatral contemporânea no Brasil.

Ele acaba de publicar, convidado pela revista A Luz Em Cena, o artigo “Memorial técnico de artesanias iluminocenográficas: desenvolvendo tecnologia a partir da obsolescência ou Tópicos, apontamentos e derrisões de um iluminador dedicado ao pensamento não acadêmico”.

No trabalho, Flecha aborda diversos conceitos pensados em suas pesquisas ao longo das últimas décadas, como elemento iluminocenográfico, dramaturgia da luz e teatro polidramático (este criado dentro das pesquisas da Pequena Companhia de Teatro).

“Não é um artigo tradicional, com formato acadêmico. Utilizo em contraponto um formato de relato e memória, buscando estabelecer um registro sistemático de meus trabalhos das últimas décadas e como se deu a trajetória do que chamo de iluminocenografia”, conta Marcelo Flecha ao site da SP Escola de Teatro.

No trabalho, Flecha aborda conceitos e criações de peças como “Pai & Filho”, “Entre Laços” e “O acompanhamento”.

O artigo, indicado para leitura aos estudantes da SP Escola de Teatroestá disponível no blog de Guilherme Bonfanti, coordenador da linha de estudo em Iluminação da Escola.

Recentes

05/06/2025

Processo Seletivo 2025/2º semestre: SP Escola de Teatro divulga convocados para as atividades de segundo momento

04/06/2025

Segunda mesa de Dramaturgismos na Sala de Ensaio acontece nesse sábado (7)

04/06/2025

Inscreva-se para o curso gratuito “Antidramáticas – Radicalizações na dramaturgia contemporânea”

03/06/2025

SP Escola de Teatro oferece intercâmbio para Portugal a seus estudantes; inscreva-se!

03/06/2025

Inscreva-se para o curso presencial gratuito “Iniciação às artes e técnicas de dublagem”

02/06/2025

Inscreva-se no curso de extensão gratuito “Moda como narrativa cênica”

30/05/2025

Veja como foi a Virada Cultural na SP Escola de Teatro

29/05/2025

Programa Oportunidades promove atividade na Oficina no Centro de Acolhida para Mulheres Marta e Maria

28/05/2025

Veja como foram as atividades culturais da Juninada Sonoplástica

18 de 880 resultado(s)