Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Rodolfo García Vázquez e Márcia Dailyn são convidados do festival Mínimos Óbvios

SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco vai marcar presença no festival Mínimos Óbvios, que acontece em Salvador até 21 de março.

O dramaturgo e diretor Rodolfo García Vázquez, coordenador do curso de Direção da Escola, e a atriz e bailarina Márcia Dailyn, colaboradora da Escola, foram convidados para participarem da terceira edição do evento, que acontece na Casa Rosa e em outras localidades da cidade.

Organizado pela companhia artística ATeliê voadOR, a terceira edição do evento tem como mote “Teatro a uma voz”.

Com uma programação totalmente gratuita, o evento ocorre entre 17 e 21 de março, na FACOM, na Universidade Federal da Bahia, e na Casa Rosa, no Rio Vermelho. Esta edição tem o apoio da Capes, através do Edital PAEP. A partir de 2025, o “Mínimos Óbvios” se pretende um evento anual de celebração da contribuição da comunidade LGBT+ para o teatro – no passado e no presente.

Rodolfo García Vázquez participará da mesa “Existe um teatro de autoria queer? As lokas e a estética do teatro”, em 21/3, às 9h30. Ele falará ao lado de Rodrigo Dourado (UFPE), Leandro Colling (UFBA), Lawrence La Fountain-Stokes (Universidade de Michigan), Duda Woyda (CNPq/UFBA), Georgenes Isaac (PPGAC/UFBA) e Igor Epifânio (Pós-Cultura/UFBA).

Vázquez conta sobre sua participação: “Vou trazer as experiências dos Satyros com os primeiros espetáculos que realizamos na Praça Roosevelt: De Profundis, Sappho de Lesbos e Transex. De Profundis (2002) tratava da relação entre Oscar Wilde e seu amante Alfred Douglas e o período em que foi encarcerado por sodomia. Sappho de Lesbos (2001) tratava da relação entre a poeta grega Sappho e suas alunas na ilha de Lesbos. Transex (2004) tratava do universo das mulheres trans e travestis prostituídas naquele momento na Praça Roosevelt. Em todos esses casos, trazer uma dramaturgia queer foi necessário como forma de resgatar a memória dessas pessoas”.

Já Márcia Dailyn participa da mesa “A cena LGBT e o teatro brasileiro”, em 20/3, às 17h. Ao lado dela, participam Alberto Ferreira da Rocha Junior (UFSJ), Newton Moreno, cofundador do grupo Os Fofos Encenam (São Paulo), Denni Sales (UFBA) e Djalma Thürler (UFBA)

Conta Márcia: “Vou me apresentar contado minha trajetória nas artes, minha história e legado na dança no Theatro Municipal de São Paulo e em outras instituições. Falarei de momentos importantes do teatro para as pessoas travestis, transexuais e agêneros, destacando o trabalho pioneiro da Companhia Os Satyros. Também falarei do importante projeto da SP Escola de Teatro, o SP Transvisão. E falarei também da importância do Carnaval. Porque Carnaval também é luta”.

Recentes

29/08/2022

Confira um panorama geral da 1ª Edição do Seminário "O Sujeito Histórico do Teatro de Grupo do Estado de São Paulo", ação da SP Escola de Teatro em parceria com o Itaú Cultural

26/08/2022

Sede Roosevelt da SP recebe show musical gratuito Cânticos pela Independência, com Maíra Baldaia

24/08/2022

Espetáculo Era Uma Vez No… Carandiru estreia dia 6/09 na sede Roosevelt da SP e rememora massacre trágico de 1992

22/08/2022

Conheça os convidades, convidadas e convidados das 1ª mesas do Seminário “O Sujeito Histórico do Teatro de Grupo do Estado de São Paulo”, uma ação da Adaap em parceria com o Itaú Cultural

16/08/2022

Confira o cronograma de entrevistas para seleção da Bolsa-Oportunidade 2/2022

16/08/2022

Estudantes e colaboradores da SP celebram início do 2º semestre de 2022 em conversa com o artista Vitor DiCastro

15/08/2022

SP Escola de Teatro e Itaú Cultural promovem a 1ª Edição do Seminário O Sujeito Histórico do Teatro de Grupo do Estado de São Paulo

11/08/2022

Eunice Prudente, conselheira da ADAAP, lê carta destinada para o povo brasileiro no ato pela democracia na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da USP

10/08/2022

SP Escola de Teatro fecha importante parceria com a Universidade de Gdansk, da Polônia

855 de 940 resultado(s)