Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Peça “Reza Cotidiano” entra em cartaz em 5 de abril na SP Escola de Teatro

De 5/4 a 11/5, fica em cartaz na unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro a peça “Reza Cotidiano”, do Coletivo Negrur4. Os ingressos estão disponíveis na Sympla da SP Escola de Teatro.

A peça tem dramaturgia de Luz Ribeiro, egressa do curso de Dramaturgia da SP Escola de Teatro, e direção de Luz Ribeiro e Tiago Calixto.

Forjado no encontro do ancestral-contemporâneo-tecnológico, “Reza Cotidiano” é um projeto que flerta e se alimenta de diversas linguagens, como o teatro de despacho, teatro de relatos, teatro ritual e teatro hip-hop, que consideramos, para além de todos esses elementos, um teatro negro.

Buscamos sanar as feridas causadas pelo racismo diário em nossas corporeidades e também pelo racismo estrutural em nosso Okan (alma), regidos por Obaluaiê, Orixá da cura que se manifesta através do signo da rádio. Este elemento foi escolhido para ser símbolo de comunicação e de possibilidades, seja através do dimmer de frequência ou de um toca-discos da estação de rádio, subvertemos as situações cotidianas para curá-las.

Em nossas estruturas, carregamos também a fundição de itãs (relatos míticos da cultura iorubá) com as vivências pretas e periféricas diárias, entendendo que nossas tecnologias de sobrevivência, além de ancestrais, são também eternas e se atualizam, de novo, de novo e de novo, através do tempo, fazendo da nossa sabedoria uma afiada arma de guerra. “Reza Cotidiano” é um potente manifesto sobre a juventude negra e intelectual artística, mas, para além disso, é cura, afeto e acolhimento do povo preto.

Sinopse

Por intermédio de uma rádio, Obaluaiê atravessa diversas cenas da vida diária, tornando -se capaz de curar o tempo, uma vez que pode avançar ou retroceder cada vez que gira o seu toca-discos. As personagens são orixás em ações cotidianas que enfrentam desafios e dilemas humanos. Jovens Pretes fazendo as pazes com os ponteiros e descobrindo a espiritualidade como uma tecnologia de sobrevivência e permanência.

Ficha técnica

Direção: Luz Ribeiro & Tiago Calixto
Dramaturgia e dramaturgismo: Luz Ribeiro
Iluminação: Laysla Loyse / Tiago Calixto
Cenografia e figurino: Aline Tavares, Luna Costa e Mariana Nascimento
Sonoplastia: Joseph Rodriguez DJ e Raul Vicente
Direção de movimento: Matheus Góis
Preparação vocal: Silvia Lys
Elenco: Bruna Tovian, César Divino, Luciane Barros, Mollis, Maurício Sasí, Silvia Lys, Oyaci e Umamba

Serviço

Espetáculo: REZA COTIDIANO
Cia Teatral: Coletivo Negrur4
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt (Praça Franklin Roosevelt, 210, Consolação)
Data: De 05 de abril a 11 de maio – Sábados às 20:30 Domingos às 18h
Ingressos: R$ 30,00 inteira, R$ 15,00 meia
Vendas somente pela internet na Sympla SP Escola de Teatro – www.sympla.com.br/produtor/spescoladeteatro
Lotação: 60 lugares
Duração: 55 minutos
Gênero: Teatro Épico
Classificação: 14 anos

+ Confira todas as peças em cartaz na SP Escola de Teatro

Recentes

13/06/2025

Veja como foi o workshop “Práticas de Gumboot” na SP Escola de Teatro

11/06/2025

Programa Oportunidades promove oficinas na Escola Estadual Caetano de Campos

11/06/2025

Márcia Dailyn, colaboradora da SP Escola de Teatro, é eleita rainha da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo em 2025

09/06/2025

Veja como foi o show de Ricardo Nash “Moda à Terra” na SP Escola de Teatro

09/06/2025

Estudantes da SP Escola de Teatro apresentam a Mostra de Experimentos do 1º semestre de 2025

06/06/2025

Programa Oportunidades oferece oficinas no Centro de Acolhida para Adultos Cidade Refúgio II

06/06/2025

Workshop de dança gratuito “Práticas de Gumboot” acontece neste sábado (7) na SP Escola de Teatro

05/06/2025

Veja como foi a peça “Zum Zum – Um Ensaio Sobre Abelhas” na SP Escola de Teatro

05/06/2025

Ouça o sétimo episódio da 3ª temporada do Podcast Phedra, com Kaique

9 de 880 resultado(s)