Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Lançamento do livro “Comicidades e Palhaçarias Negras” acontece em 22/4

Acontece em 22/4 às 19h, na unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, o lançamento do livro do Coletivo Catappum! “Comicidades e Palhaçarias Negras”.

O livro traz textos, ensaios e artigos inéditos de 21 artistas e pensadores, de Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.

Organizado por Chico Vinicius, Fagner Saraiva e Mafalda Pequenino, a obra traz apresentação de Reginaldo Carvalho, líder do Grupo de Pesquisa e Extensão em Circo Negro e Comicidade Negra e coordenador das Jornadas de Pesquisa em Circo Negro do Brasil.

A obra pretende expandir a bibliografia nacional sobre a contribuição das artistas e dos artistas negras e negros na configuração da cena circense e da comédia brasileira.

A primeira edição de Comicidades E Palhaçarias Negras teve apoio da 42ª edição do Edital de Fomento ao Teatro para Cidade de São Paulo e contará com dois mil exemplares distribuídos gratuitamente.

“Acreditamos que esse livro possa suprir as ausências que surgiram na nossa formação, servindo como referência aos novos artistas de comicidades e palhaçarias, iluminando outros fazeres do riso, que não somente os eurocêntricos. E também como apoio para professores, diretores, dramaturgos, roteiristas e pesquisadores no conhecimento das cosmovisões afro-indígenas, alargando seus procedimentos pedagógicos”, aponta Chico Vinicius.

Recentes

29/08/2022

Confira um panorama geral da 1ª Edição do Seminário "O Sujeito Histórico do Teatro de Grupo do Estado de São Paulo", ação da SP Escola de Teatro em parceria com o Itaú Cultural

26/08/2022

Sede Roosevelt da SP recebe show musical gratuito Cânticos pela Independência, com Maíra Baldaia

24/08/2022

Espetáculo Era Uma Vez No… Carandiru estreia dia 6/09 na sede Roosevelt da SP e rememora massacre trágico de 1992

22/08/2022

Conheça os convidades, convidadas e convidados das 1ª mesas do Seminário “O Sujeito Histórico do Teatro de Grupo do Estado de São Paulo”, uma ação da Adaap em parceria com o Itaú Cultural

16/08/2022

Confira o cronograma de entrevistas para seleção da Bolsa-Oportunidade 2/2022

16/08/2022

Estudantes e colaboradores da SP celebram início do 2º semestre de 2022 em conversa com o artista Vitor DiCastro

15/08/2022

SP Escola de Teatro e Itaú Cultural promovem a 1ª Edição do Seminário O Sujeito Histórico do Teatro de Grupo do Estado de São Paulo

11/08/2022

Eunice Prudente, conselheira da ADAAP, lê carta destinada para o povo brasileiro no ato pela democracia na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da USP

10/08/2022

SP Escola de Teatro fecha importante parceria com a Universidade de Gdansk, da Polônia

855 de 940 resultado(s)