Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Veja como foram as apresentações dos estudantes na Mostra de Experimentos

Aconteceu em junho na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco a Mostra de Experimentos do primeiro semestre de 2025 dos estudantes dos oito cursos técnicos.

A mostra gratuita apresentou ao público os frutos das pesquisas desenvolvidas ao longo do semestre. Foram, ao todo, 16 montagens encenadas presencialmente.

Cada núcleo foi composto por estudantes das oito linhas de estudo da Escola, priorizando um trabalho coletivo e múltiplo: Atuação, Cenografia e Figurino, Dramaturgia, Direção, Humor, Iluminação, Sonoplastia e Técnicas de Palco.

Pedagogia

Na pedagogia da SP Escola de Teatro, com coordenação de Beth Lopes, cada semestre e módulo conta com quatro vertentes que guiam as pesquisas e estudos dos estudantes: Eixo, Operador, Material e Artista Pedagoga(o).

Nesse semestre, os estudantes do módulo azul tiveram como Eixo “Performatividade”; como Operador “Tropicália e Parangolés, obras de Hélio Oiticica; e as antropofagias tropicalistas das obras de Rubem Valentim”; como Material “Manifesto sonoro coletivo/LP Tropicalia ou Panis et Circensis”; e como Artista Pedagogo ““O Rei da Vela” de Oswald de Andrade, de 1933; e o filme “O Rei da Vela”, de 1982, da encenação tropicalista do Teatro Oficina”.

Já o módulo verde teve como Eixo “Personagem/Conflito”; como Operador “Tropicália e Parangolés, obras de Hélio Oiticica; e “Terra em Transe”, filme de Glauber Rocha”; como Material “Vídeo “Tropicália”, de Marcelo Machado”; e como Artista Pedagoga(o) ““O Rei da Vela”, de Oswald de Andrade, e a encenação tropicalista do Teatro Oficina”.

As vertentes são constantemente estudadas e debatidas durante os meses de aulas e fundamentam as discussões do semestre ao oferecerem um rico material pedagógico que, explorado pelos estudantes, serve de base para a construção dos experimentos cênicos que serão apresentados a partir dessa semana.

+ Baixe o programa da Mostra de Experimentos

Veja como foram as apresentações, nas imagens de Clara Silva.

Recentes

21/07/2025

SP Escola de Teatro divulga lista de suplentes convocados para matrícula no processo seletivo 2025/2º semestre

18/07/2025

VSQ Cia de Teatro se apresenta gratuitamente nesse sábado (19) na SP Escola de Teatro

17/07/2025

Duas peças estreiam amanhã (18) na SP Escola de Teatro; confira!

17/07/2025

Ouça o décimo episódio da 3ª temporada do Podcast Phedra, com Gabs Ambròzia

17/07/2025

SP Escola de Teatro é semifinalista do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025

16/07/2025

Estudantes da SP Escola de Teatro se apresentam nas cidades de Bertioga, Santo André e Vinhedo durante o mês de julho

15/07/2025

SP Escola de Teatro divulga lista de aprovados do processo seletivo 2025/2º semestre

14/07/2025

SP Escola de Teatro recebe quatro grupos do Rio Grande do Sul para intercâmbios e residências artísticas

11/07/2025

Isildinha Baptista Nogueira, Ivam Cabral e coletivo Psicanálise nas Brechas lançam manifesto decolonial e miram a França

36 de 934 resultado(s)