Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Quem somos Gestão Prêmios da Adaap SP Escola de Teatro recebe mais dois grupos do Rio Grande do Sul para intercâmbios e residências artísticas

Após receber na semana passada o grupo de Pelotas VSQ Cia de Teatro, que participou de diversas atividades e promoveu uma apresentação gratuita ao público, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, recebe nessa semana mais dois coletivos do Rio Grande do Sul para atividades formativas, intercâmbio artístico-pedagógico e residências artísticas.

As atividades fazem parte do projeto Ocupa LabMultipalco.

O projeto é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) do Rio Grande do Sul, através do Instituto Estadual de Artes Cênicas (Ieacen), em parceria com a Fundação Teatro São Pedro (FTSP), a Associação dos Artistas Amigos da Praça (ADAAP), gestora da SP Escola de Teatro, e o Serviço o Social do Comércio do Rio Grande do Sul (Sesc/RS).

Dois coletivos desembarcam em São Paulo hoje (21): o Teatro Por Que Não? e o Coletivo Gompa.

Teatro Por Que Não? de 21 a 27 de julho

O TEATRO POR QUE NÃO? é um grupo teatral de Santa Maria (RS), fundado em 2010 por artistas formados na UFSM – Universidade Federal de Santa Maria, com trajetória marcada por produções autorais, intercâmbios internacionais, gestão cultural e ações formativas. Desde 2012, coadministra o Espaço Cultural Victorio Faccin, onde realiza cursos, ofi cinas e eventos. Reconhecido por iniciativas como o festival internacional ENTREVERO, circulações pelo Brasil e Portugal e pela adaptação criativa durante a pandemia, o grupo tem se consolidado como referência na cena teatral gaúcha por sua atuação contínua, independente e colaborativa.

Integrantes: André Galarça, Anderson Martins da Silva, Geison Henrique Sommer, Juliet Regina Castaldello e Luiza Lemos De Rossi.

No sábado dia 26, às 18h, na unidade Roosevelt, o grupo faz abertura de processo gratuita ao público, apresentando o trabalho “Paisagem Líquida”. 

Coletivo Gompa de 21 a 27 de julho

O COLETIVO GOMPA é um grupo de artistas de Porto Alegre que desenvolve projetos de experimentação em dramaturgia e linguagem cênica, pesquisando cruzamentos entre teatro, dança, música, artes visuais e audiovisual, com ênfase na fusão das diferentes artes como princípio narrativo. O grupo possui também uma atenção especialmente voltada a experimentações de linguagens que ampliem os limites do que compreendemos por teatro para adultos e teatro para público infanto-juvenil, bem como para a criação de obras que partam de histórias orais e narrativas de si. A maior parte das obras criadas pelo coletivo possui dramaturgia autoral, composta colaborativamente em processo de ensaio.

Integrantes: Thiago de Moraes Ruff oni, Alexsander Martins Vidaleti, Álvaro Luiz Rosa Costa, Camila Bauer Brönstrup, Liane Carvalho Venturella, Paola Dias Kirst, Fabiane Zarif Severo, Élcio Gimenez Rossini, Pedro Henrique dos Santos Bertoldi e Carlota Christina Macedo de Alburquerque.

No dia 24, na unidade Roosevelt, 19h30, o grupo promove uma oficina gratuita aberta ao público, a Oficina Vertigem Por Um Triz. 

Sobre o Ocupa Lab

Voltado a coletivos gaúchos de teatro, o projeto selecionou através de edital nove grupos para participarem de atividades organizadas em três eixos principais: Formativo – Cada coletivo realiza quatro oficinas livres em cidades distribuídas pelas regiões funcionais do Estado, em unidades do Sesc/RS; Residência artística – Quatro grupos participam presencialmente no Multipalco, enquanto os demais desenvolvem suas atividades a partir de suas sedes, com acompanhamento remoto de profissionais da Adaap; e Intercâmbio – Um período de sete dias na sede da SP Escola de Teatro, em São Paulo, proporciona troca de experiências e articulação com artistas da capital paulista.

O Ocupa LabMultipalco integra uma política pública de longo prazo, com investimento total de R$ 2,6 milhões em três anos, contemplando 27 coletivos (nove por ano). O projeto culminará com a Mostra OcupaLab, que apresentará, no Multipalco, espetáculos, investigações ou pesquisas desenvolvidas pelos grupos, nas últimas semanas de agosto e novembro.

A iniciativa também acompanhou a finalização das obras do Multipalco, um dos maiores complexos culturais da América Latina, localizado junto ao Theatro São Pedro. O espaço abriga o Teatro Oficina Olga Reverbel, a Concha Acústica e, recentemente, passou a contar com o Teatro João Simões Lopes Neto, inaugurado em 27 de março.

Recentes

04/04/2022

Conheça as parcerias de acolhimento psicológico que a SP Escola de Teatro oferece para estudantes e colaboradores

04/04/2022

Entrada da sede Roosevelt da SP ganha novo visual pelas mãos do artista visual e grafiteiro Dennys Leite, colaborador da instituição

04/04/2022

Conheça as parcerias de acolhimento psicológico que a SP Escola de Teatro oferece para estudantes e colaboradores

01/04/2022

Projeto social da Adaap oferece aulas de redação para vestibulandos de escolas públicas

31/03/2022

Daniel Pires, estudante de atuação SP, protagoniza peça multiplataforma que provoca o público com textos de Fernando Pessoa e Clarice Lispector

31/03/2022

TBT: Relembre a visita de Nathalia Timberg à SP Escola de Teatro em 2016!

31/03/2022

Hugo Possolo, coordenador de atuação, encena solo no 30º Festival de Curitiba e fala como a SP o transformou como artista

30/03/2022

Panorama das artes; saiba como foram as conversas sobre Humor, Técnicas de palco, cenografia e figurino e sonoplastia na SP Escola de Teatro

29/03/2022

SP Escola de Teatro fecha parceria em 2022 com a Universidade São Judas para acolhimento psicológico gratuito

900 de 920 resultado(s)