Teatro Por Que Não? faz apresentação gratuita na SP Escola de Teatro nesse sábado (26)
Como parte do projeto Ocupa Lab, onde a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco recebe durante julho e agosto quatro coletivos do Rio Grande do Sul para trocas artístico-pedagógicas, eventos formativos e residências artísticas, acontece neste sábado (26) mais uma apresentação gratuita e aberta ao público.
O Teatro Por Que Não?, de Santa Maria, faz ensaio aberto de “Paisagem Líquida”, na unidade Roosevelt às 18h, com retirada de ingressos gratuitos 1h antes da sessão.
“Paisagem Líquida” é uma investigação cênica que mergulha na complexidade das chuvas a partir de uma perspectiva sensível e crítica, atravessada pela urgência da crise climática.
Tendo como ponto de partida a tragédia climática ocorrida no Rio Grande do Sul em maio de 2024 — marcada por enchentes históricas, deslocamentos forçados e perdas irreparáveis —, o projeto propõe um processo artístico que transforma o cenário de catástrofe em matéria poética, política e teatral.
Artistas: Anderson Martins, André Galarça, Geison Sommer, Luiza de Rossi e Juliet Castaldello.
Sobre o coletivo
O TEATRO POR QUE NÃO? é um grupo teatral de Santa Maria (RS), fundado em 2010 por artistas formados na UFSM – Universidade Federal de Santa Maria, com trajetória marcada por produções autorais, intercâmbios internacionais, gestão cultural e ações formativas. Desde 2012, coadministra o Espaço Cultural Victorio Faccin, onde realiza cursos, ofi cinas e eventos. Reconhecido por iniciativas como o festival internacional ENTREVERO, circulações pelo Brasil e Portugal e pela adaptação criativa durante a pandemia, o grupo tem se consolidado como referência na cena teatral gaúcha por sua atuação contínua, independente e colaborativa. Integrantes: André Galarça, Anderson Martins da Silva, Geison Henrique Sommer, Juliet Regina Castaldello e Luiza Lemos De Rossi.