Mostra de Microcenas acontece neste sábado (27) na SP Escola de Teatro
Acontece neste sábado (27) na unidade Brás da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, das 9h às 16h, o primeiro dia da Mostra de Microcenas do segundo semestre de 2025.
Os estudantes do curso de Direção, junto aos de Atuação e Humor, apresentam o resultado de suas pesquisas artísticas do segundo semestre letivo.
As apresentações são cenas curtas de até dez minutos dirigidas pelos estudantes, com orientação de Rodolfo García Vázquez, coordenador da linha de estudo em Direção, e dos artistas docentes convidados do semestre Laura Morais e Luiz Mármora.
A entrada é gratuita.
Haverá um segundo dia de apresentações, no dia 1 de novembro, na unidade Roosevelt da Escola.
+ Veja como foi o primeiro dia da Mostra de Microcenas do primeiro semestre
+ Veja como foi o segundo dia da Mostra de Microcenas do primeiro semestre
Confira a programação completa
9h00
CAÇA AOS FANTASMAS
Direção: Isabela Gsil
Sinopse: Um homem é atormentado por seus pensamentos e memórias, enquanto tenta esquecer o fim de uma relação amorosa frustrada. Nesta saga, porém, ele encontra uma forma – ainda que duvidosa – de lidar com seus fantasmas internos.
Elenco: Alana Reis (HU), Mateus Dornelles (HU), Sofia Agrelli (AT), Wylker de Paula Marangoni (HU)
Narração: Gabrielle di Santi (AT)
Sonoplastia: Augusto Milaré, Clarice Treml, Widger Loreilhe
Espaço: Solário
9h20
IMPROVISO DE OHIO
Direção e Sonoplastia: Jessica Marta Dornelles
Sinopse: Um artista mergulhado no vazio criativo enfrenta a solidão, o silêncio e a repetição. A cena se constrói como uma experiência sensorial em que a plateia poderá escolher: ouvir, através de fones de ouvido, as vozes internas do artista, ou apenas contemplar a paisagem sonora e corporal do momento. Entre corpo, som e silêncio, a encenação revela a angústia da criação, o absurdo da existência e a ansiedade em cumprir demandas, prazos e horários que limitam mais ainda a criação e o existir.
Atriz: Thaís Jyothi (AT)
Sala: B15
AVISO IMPORTANTE: Essa microcena contém ruídos, variações bruscas de volume e repetição de sinais de alertas. Pode causar desconforto a pessoas sensíveis a estímulos sonoros.
9h40
MINHA SOMBRA IRÁ CONFORTÁ-LO
Direção, luz, sonoplastia e voz em off: Allan Lobato
Sinopse: A materialização do retorno ao ostracismo, pela lente do terror.
Elenco: Beatriz Solar (AT), Grazzy Lopes (HU), Helora (AT), Humberto Bersani (AT), Monique Ramos (AT), Zacarias Augusto (AT)
Cenário e Figurino: Arthur Diniz
Assistência de Direção: Luê Vanôni
Sala: B14
10h00
GINGA DA PALAVRA (NADA COMO UM DIA APÓS O OUTRO)
Direção: Renato Ribeiro
Sinopse: Uma roda de capoeira se abre como arena de resistência. Sobre uma lona circular, que é ao mesmo tempo mesa beckettiana e chão de jogo, atores negros duelam em corpo e palavra. Cada fala só pode emergir após a conquista do movimento, em um jogo de ginga, mandinga e esquiva que transforma o silêncio em metáfora da opressão. A cena entrelaça o universo de Improviso de Ohio, de Samuel Beckett, à experiência negra contemporânea, revelando como, para falar de si, o homem negro precisa antes lutar, desviar e encontrar brechas no espaço que o tenta calar.
Elenco: Diego Henrique (AT), Nathan Cunha (AT), Sarça Poka Ideia (HU)
Espaço: Corredor lateral
10h20
VÉRTICE
Direção: Milena Martins
Sinopse: L tenta se despedir de sua parte artística para seguir uma carreira estável em outra área. No entanto, não contava com a astúcia de seu lado artístico, que na cena “Vértice” ganha vida para questioná-lo. Afinal, abandonar uma parte de si mesmo é mais difícil do que imaginava.
Elenco: Renan Rochac (HU), Symy Ren (HU)
Iluminação: Aguardando Resposta
Assistência Técnica de Som: Augusto Milaré e Clarice Treml
Sala: B15
10h40
NO OLVIDAR
Direção e concepção de sonoplastia e cenário: Débora Silvério
Sinopse: Uma escritora. Uma casa. 4 pessoas. O encontro do tempo, memória e solidão. Dentro dessa casa, atravessamentos de um passado com o presente. Buscando encontrar um possível futuro. Nessa busca, memórias são compartilhadas na tentativa de não esquecer e uma nova história é reescrita.
Elenco: Camila Johann (HU), Gabi Bezerra (AT), Guide Durand (AT), Lia Kilsztajn (AT) e Thais Lume (HU)
Sala: B27
11h00
EM TEMPO…
Direção: Andressa Andreatto
Sinopse: Em seus pensamentos Ele se encontra nas profundezas da mente, e se depara com feridas abertas e um luto prolongado. Nesse encontro dançante, a luta contra o arrependimento se enfraquece e a aceitação da perda se faz presente. O entendimento da impermanência na vida acalma sua alma, mostrando que sempre é tempo de seguir em frente mesmo com suas cicatrizes.
Ator : Allisson Danutte (HU)
Iluminação: Vitor Camargo
Sala: B13
11h20
CARÊNCIA E OUTRAS DROGAS
Direção: Lucas Sodré
Sinopse: Após uma decepção amorosa, Cleide assiste à sua vida desmoronar. Consumida pela frustração, mergulha em um profundo vazio de tristeza e solidão. Por “livre e espontânea pressão”, ela inicia um processo terapêutico com uma psicóloga nada convencional. Será que Cleide vai conseguir dar a volta por cima?
Elenco: Priscilla Tavares (HU), Thays Portela (HU), Rapha Borges (AT), Lucas Sodré (DI)
Sonoplastia: Elektra Blue
Cenografia e figurino: Arthur Diniz
Espaço: Auditório
11h40
O QUE RESTA
Direção: Adriana F Albano
Sinopse : Utilizando-se da arquitetura da sede Brás da SP Escola de Teatro, cinco atuantes apresentam uma adaptação da obra “O Improviso de Ohio” de Samuel Beckett. O experimento explora a repetição, a inquietude, a sonoplastia e a exaustão física como formas de representar simultaneamente o cotidiano e o fantástico.
Elenco: Cássio Iribarrem (HU), Estevan Garcia (HU), Joaquim Francisco (HU), Muca leon (HU), Rayane Trindade (HU)
Operadora de som: Jessica Marta Dornelles
Espaço: Corredores e Salas B14 e B26
12h00
MEMÓRIA
Direção, cenografia e figurino: Triz Saguílar
Sinopse: Um exercício de presença diante do esquecimento.
Ator: Pedro Pacifici (AT)
Espaço: Auditório
12h20
ANTES QUE O SINAL TOQUE
Direção e Edição de Som: Luê Vanoni
Sinopse: Entre um sinal e outro, estudantes relembram momentos de luta, coletividade e sonhos, restando à plateia responder a seguinte questão: “Nada resta a dizer?”
Elenco: Beatriz Solar (AT), Grazzy Lopez (HU), Helora (AT), Humberto Bersani (AT), Monique Ramos (AT) e Zaque (AT)
Voz em Off: Erick Santo Rei.
Sala: B25
12h40
LUTO DOS SONHOS ENGOLIDOS
Direção: Bernardo dos Santos
Sinopse: Um grupo de trabalhadores se encontram, inicialmente se mostrando confortáveis e felizes, mas no decorrer do tempo evidenciam o cansaço e o vazio que existem em meio a sonhos e desejos anulados pela correria da vida social.
Elenco: Elisabeth Toledo (AT), Felipe Sótnas (HU), Nando Felix (AT) e Thamires da Silva (AT)
Assistência de Direção: Laura Felix (AT)
Cenografia e figurino: O Nina
Sonoplastia: Vic Arocho
Sala: B26
14h00
DEZ SEGUNDOS/FADE OUT
Direção: Vitor Camargo
Sinopse: A era digital veio como uma nova forma para as pessoas se relacionarem. Um homem reflete sua própria solidão através de um amigo virtual, mas até que ponto ele só não está falando com sigo mesmo?
Elenco: Alisson Danutte (HU) e Matheus Wey (HU)
Sala: B13
14h20
NOTÍVAGOS
Direção: Rafael Tadeu
Em um mundo cada vez mais conectado, a solidão é uma experiência crescente que permeia a vida nas grandes cidades. Inspirado na obra do artista Edward Hopper, que captura a essência da solidão através de suas pinturas, que continuam atuais mesmo depois de quase um século, a cena busca refletir sobre as relações humanas e a desconexão que muitas vezes caracteriza a vida moderna.
Espaço: Solário
14h40
Jardim das mariposas
Direção: Hércules Guará
Sinopse: Num ato disruptivo a memória se personifica no luto apresentado por um prisma entre dois polos distintos , transitando entre ausência e permanência. Diante de encontros e partidas é instaurado a pergunta “O que resta”? Partindo da mola propulsora o texto Improviso de Ohio de Samuel Beckett, a encenação pretende enunciar as tensões da linha tênue que determina os territórios da solidão e solitude dentro da perspectiva do luto, personificado e codificado na ausência e permanência.
Elenco: Mariana Lopes(AT); Félipe Sótnas
Iluminação: Joyce Luz
Sala: B26
15h00
LINDONÉIA
Direção: Vanessa Santos
Sinopse: Lindonéia, cuja solidão ameaça matá-la de dor, encontra seu reflexo em cena, enquanto se prepara para o próprio funeral. Do encontro entre os escritos beckettianos, da pintura de Rubens Gerchman e da canção de Caetano Veloso, surge a investigação sobre a morte desta solitária e misteriosa mulher tropicalista.
Elenco: Laryssa Dreher (AT) e Ana Laura Araújo (HU)
Cenografia: Paula Nesi
Sala: B25
15h20
ALEGRES REDEMOINHOS: FABULAÇÕES SOBRE A SOLIDÃO
Direção: Akira Tomonari
Sinopse: Através do texto “Improviso de Ohio” de Samuel Beckett, a seguinte micro-cena propõe-se a explorar uma dramaturgia de cena em que um estado de solidão insustentável desdobra-se no desfazer-se do “eu” em outros seres . Em outras palavras, busca-se fabular em cima da seguinte questão: “Quando o estado de solidão encontra seu limite de inexpressividade no corpo, para onde ele vai? O que acontece quando o ‘dique estoura’?”.
Elenco: Bias (AT), Lia Kilsztajn (AT), Lucas Abdalla (HU), XL (AT), Victor Leal (AT)
Iluminação: Renato Vincent
Sala: B14
15h40
O DENTISTA
Direção: João Alves
Sinopse: Em um ambiente clínico, um dentista fala compulsivamente, recitando e distorcendo trechos no texto, enquanto manipula seus instrumentos odontológicos. O paciente, imóvel na cadeira, não fala — apenas emite gritos fragmentados.
Elenco: Vini Soares (HU) e Wylker de Paula Marangoni (HU)
Assistente de direção: Marcos Pê (HU)
Sala: B27