Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

SP Escola de Teatro promove programação especial com foco na visibilidade trans

SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (ADAAP), promove, de 26 a 31 de janeiro, a 14ª edição do SP Transvisão – Semana da Visibilidade Trans – dessa vez, com a programação do novo Festival FestivaTrans.

O evento é gratuito e conta com palestras, peças de teatro e premiação. Os ingressos para as atividades estão disponíveis na Sympla da SP Escola de Teatro.

O 14º SP Transvisão acontece na semana em que se comemora o Dia da Visibilidade Trans (29/1).  A edição de 2026 conta com duas frentes principais: o Prêmio Claudia Wonder, que reconhece pessoas e entidades significativas para a causa trans; e o Festival FestivaTrans, que tem direção artística da atriz, diretora, dramaturga e roteirista Luh Maza e traz cinco espetáculos com artistas de renome, propondo um mergulho na potência criativa e na diversidade da cena trans, reafirmando o papel da arte como espaço de resistência, diálogo e transformação.

Cada espetáculo será precedido de um breve bate-papo com grandes nomes: Renata Carvalho (atriz e dramaturga), Luh Maza (atriz, diretora, roteirista e dramaturga), Daniel Veiga (ator, dramaturgo e roteirista), Fabia Mirassos (atriz e visagista) e Ave Terrena (poeta, diretora e dramaturga).

“É uma honra e um prazer poder organizar mais um SP Transvisão ao lado de tantas pessoas de talento que vêm fortalecendo essa luta ao longo dos anos. O evento de 2026 será uma edição emblemática, mantendo sempre as portas abertas para a comunidade LGBTQIA+, principalmente para as travestis e para as pessoas trans”, afirma Márcia Dailyn, colaboradora da SP Escola de Teatro e uma das organizadoras do evento.

“Celebrar a arte pensada e produzida por mentes e corpos trans é uma forma de ampliar o repertório  de saberes de todo público. Não é só um evento para nós da comunidade, mas toda  a população que nessa fruição artística tem a oportunidade de se aproximar, compreender e desenvolver empatia”, afirma Luh Maza, que cuida da direção artística do Festival FestivaTrans.

“O SP Transvisão chega à sua 14ª edição muito potente, relevante, e dessa vez com uma parceria importante com o Festival FestivaTrans, além de contar com o tradicional apoio de diversas entidades do meio e mantendo o Prêmio Claudia Wonder. O SP Transvisão reforça o compromisso da ADAAP e da SP Escola de Teatro com a pauta da diversidade e da pluralidade. Eu, como conselheira da ADAAP, tenho pleno compromisso com essa pauta da defesa das identidades trans e desejo que o evento cresça a cada ano, ajudando na luta contra o apagamento dessas identidades, como vemos infelizmente em muitos lugares no mundo contemporâneo”, afirma a advogada Rachel Rocha, conselheira da ADAAP e ativista junto ao movimento LGBTQ+, que já foi vice-presidente da área temática da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB/SP e que idealizou o projeto SP Transvisão em 2013 ao lado de outros profissionais.

Parcerias

O SP Transvisão 2026 – 14ª edição conta ainda com parceria institucional de: Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo; Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual da Secretaria de Justiça e Cidadania; Aliança Nacional LGBTI+ de São Paulo; Associação Brasileira de Intersexo (ABRAI); Associação Brasileira Profissional para a Saúde Integral de Pessoas Travestis, Transexuais e Intersexo (ABRASITTI); Associação Cultural Educacional Social Dynamite; Casa Florescer; CAE João Nery;  Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de São Paulo; Conselho Estadual LGBT; Defensoria Pública do Estado de São Paulo; Diversa Arte e Cultura; Mães Pela Diversidade;  e Núcleo de Transmasculinidades da Rede Família Stronger e Rede Família Stronger.

Histórico

Desde 2013, a iniciativa pioneira da SP Escola de Teatro promove uma série de ações voltadas para o debate sobre a tolerância e a diversidade, além de valorizar a cultura e o universo LGBTQIA+. Ao longo destes catorze anos de evento, foram realizadas mesas de discussão, performances e ações que contaram com a participação de importantes nomes da luta LGBTQIA+, como Laerte, Phedra de Córdoba, Márcia Rocha, Kimberly Luciana, Ingrid Soares, Brenda Oliver e Renata Peron, entre outras estrelas que fizeram história neste evento que celebra lutas e conquistas dos corpos trans.

Sempre na Unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro (Praça Roosevelt, 210)

 26/1 – segunda-feira

 20h – Prêmio Claudia Wonder

Serão premiadas 10 personalidades e/ou entidades significativas para a causa, com pré-seleção e votação realizada por parceiros e entidades que têm colaborado com o projeto ao longo das edições. Apresentação de Márcia Dailyn.

 27/1 – terça-feira

 19h – Palestra

 20h – Espetáculo “Gisberta”, com Letícia Rodrigues

O espetáculo é uma narrativa construída em torno da história da transexual brasileira Gisberta Salce Júnior, morta em 2006 em uma circunstância brutal na cidade do Porto, em Portugal, pelas mãos de 14 adolescentes que a violentaram e a jogaram em um poço. Duração: 90 min. Classificação etária: 14 anos.

 28/1 – quarta-feira

 19h – Palestra

 20h – Ensaio aberto “Todas elas em mim”, com Clodd Dias

O espetáculo “Todas elas em mim” é um experimento cênico artístico aberto (work in progress) criado por Clodd Dias e diz respeito à força da mulher negra, trans e travesti. Sua resiliência e sua resistência no Mundo. Uma voz que ecoa e necessita EXISTIR. As fases da Vida: criança, adolescente, vida adulta e o início da terceira idade. Todas elas em mim: textos, poesias, canções,cantos e narrativas contadas com verdade e lirismo. Genis, Carolinas, Dandaras, mulheres de luta daqui e também de fora com suas militâncias. O samba, a valsa, as interseções, encontros e desencontros. O cotidiano de uma travesti que sonha e, mesmo com os percalços de uma sociedade branca-cis-heteronormativa, merece ser feliz. Classificação etária: 18 anos.

29/1 – quinta-feira

19h – Palestra

20h – Espetáculo “TRANSEPRETO”, com Luh Maza

Espetáculo performático da dramaturga, encenadora e atriz Luh Maza. Em um formato de aula-debate, a artista transita entre a auto-ficção de depoimentos e a dramatização de notícias reais, acompanhada em cena pelo DJ King num diálogo com as sonoridades afro-transcentradas. Um transe imersivo para refletir sobre as narrativas que têm se construído a partir das vivências de pessoas trans e negras no Brasil. Duração: 50 min. Classificação etária: 16 anos.

30/1 – sexta-feira

19h – Palestra

 20h – Espetáculo “Manifesto Transpofágico”, com Renata Carvalho

Neste espetáculo que já circulou por nove países, a atriz, diretora e ativista Renata Carvalho faz questionamentos de como as pessoas enxergam o corpo travesti, em representações e estereótipos. Duração: 50 min. Classificação etária: 18 anos.

 31/1 – sábado

 20h – Espetáculo “Bendita Sois Entre as Mulheres”, de Renata Peron

 19h – Palestra

“Bendita Sois Entre as Mulheres” narra a história inspiradora de superação de uma mulher trans que, apesar das inúmeras adversidades enfrentadas, conseguiu alcançar a idade de 47 anos. Duração: 130 min. Classificação etária: 16 anos.

Programação com o parceiro Centro de Referência LGBTI+ Laura Vermont:

Acolhimento para uma nova perspectiva de atuação

26/1 | 10h

O Centro de Referência LGBTI+ Laura Vermont convida para uma atividade fundamental de promoção da diversidade sexual e de gênero, com foco no fortalecimento do respeito, da inclusão e da garantia de direitos da população LGBTI+.

A proposta é conscientizar, informar e dialogar sobre o enfrentamento à LGBTfobia, por meio de ações educativas que contribuam para a intervenção e transformação de realidades marcadas pelo preconceito, tanto no ambiente escolar quanto no espaço comunitário.

A atividade busca estimular reflexões, ampliar conhecimentos e fortalecer práticas de convivência baseadas no respeito às diferenças, na equidade e na cidadania, promovendo um ambiente mais seguro e acolhedor para todas as pessoas.

Ministração: Maria Márcia Soares Ribeiro – Estudante de Serviço Social, da Faculdade UNIFECAP, contribuindo com uma abordagem crítica, social e comprometida com os direitos humanos e a justiça social.

 Local: Centro de Referência LGBTI+ Laura Vermont
 Endereço: Av. Nordestina, 496 – Vila Americana

Visibilidade Trans: A inserção e a posição de sujeitos no mundo do trabalho 

27/1 | 10h

O Centro de Referência LGBTI+ Laura Vermont convida para uma Roda de Conversa voltada à reflexão sobre a inserção, permanência e valorização de pessoas trans no mundo do trabalho.

Este encontro propõe um espaço de escuta, diálogo e troca de experiências, partindo do entendimento de que o resgate da potência é fundamental para o fortalecimento da autonomia, da autoestima e da cidadania. Ao serem quem são, esses sujeitos já se constituem como potentes, capazes de ocupar, transformar e ressignificar espaços profissionais e sociais.

A atividade busca problematizar os desafios impostos pela transfobia estrutural no mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que evidencia caminhos possíveis para o reconhecimento, a dignidade e o exercício pleno de direitos.

Convidado: Wictor Ferreira de Oliveira – contribuindo com reflexões críticas e vivências que fortalecem o debate sobre trabalho, identidade e reconhecimento social.

 Local: Centro de Referência LGBTI+ Laura Vermont
 Endereço: Av. Nordestina, 496 – Vila Americana

Visibilidade Trans: Valorização LGBTIQIA+ e Combate à LGBTFobia 

30/1 | 14h

O Centro de Referência LGBTI+ Laura Vermont convida para uma atividade formativa e de conscientização voltada à valorização da diversidade sexual e de gênero, com foco no fortalecimento do respeito, da inclusão e da garantia de direitos da população LGBTIQIA+.

A proposta é promover ações educativas que contribuam diretamente para a prevenção, intervenção e enfrentamento da LGBTFobia, especialmente nos ambientes escolar e comunitário, estimulando o diálogo, a empatia e a construção de espaços mais seguros e acolhedores para todas as pessoas.

O encontro busca ampliar o conhecimento sobre diversidade, combater estigmas e preconceitos, além de incentivar práticas que promovam a convivência respeitosa, a cidadania e a justiça social.

Atividade ministrada por: Maria Márcia Soares Ribeiro – Graduanda em Serviço Social, da Unifecaf, contribuindo com reflexões críticas e educativas sobre direitos, inclusão e enfrentamento às violências.

 Local: Centro de Referência LGBTI+ Laura Vermont
 Endereço: Av. Nordestina, 496 – Vila Americana

Pioneirismo na diversidade

Desde a sua fundação, a SP Escola de Teatro tem desenvolvido importantes projetos artísticos e pedagógicos relativos ao teatro, audiovisual e às artes correlatas. Além disso, ao longo de toda a sua trajetória buscou desenvolver políticas inclusivas e de acessibilidade para os setores mais vulneráveis da sociedade. Ela é uma das pioneiras na empregabilidade trans, e ao menos 10% do quadro de colaboradores da Instituição é formado por pessoas que não se identificam com a cisgeneridade.

Em 2020 e 2023, a SP Escola de Teatro recebeu o Selo de Direitos Humanos e Diversidade, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo – SMDHC-SP, que reconhece boas práticas de diversidade e inclusão em organizações públicas, privadas e do terceiro setor.

Em 2019, a Instituição recebeu o Selo Paulista de Diversidade, instituído pelo Governo do Estado de São Paulo, que destaca boas práticas organizacionais relacionadas à inclusão na política de gestão de pessoas das organizações, a preocupação e inclusão das temáticas das pessoas com deficiência, e às questões étnicas, raciais, de gênero, idade, orientação sexual e identidade de gênero, assim como para difundir a cultura de respeito, valorização e promoção da igualdade nos ambientes de trabalho.

Serviço

SP Transvisão 2026 – Festival FestivaTrans

De 26 a 31 de janeiro de 2026. Às 20h (26/1) e às 19h (27 a 31/1)

Local:  SP Escola de Teatro  Unidade Roosevelt – Praça Roosevelt, 210 – Consolação

Entrada gratuita com a retirada antecipada de ingressos na Sympla da SP Escola de Teatro e também com entrada no horário dos eventos. https://www.sympla.com.br/produtor/spescoladeteatro

+ Confira como foram os três dias do SP Transvisão 2025 na SP Escola de Teatro

Recentes

05/05/2025

Assista à aula de Nero Murphy sobre presença de pessoas trans/gênero dissidente na área de Iluminação

30/04/2025

Processo Seletivo 2025/2º semestre: Lista Preliminar de Inscritos

29/04/2025

Estudantes de Dramaturgia apresentam seus textos no Cena Única em 6, 8 e 9 de maio

29/04/2025

Exposição “Sinais de Convergência” acontece na unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro de 30/4 a 12/5

28/04/2025

Programa Oportunidades promove oficina teatral na Faculdade Cultura Inglesa

25/04/2025

Veja como foi o lançamento do livro “Comicidades e Palhaçarias Negras”

24/04/2025

Confira como foi o ensaio aberto de “Entre Irmãos” na SP Escola de Teatro

24/04/2025

Processo Seletivo 2025/2º semestre da SP Escola de Teatro: inscrições prorrogadas até 28/4

24/04/2025

Ouça o quarto episódio da 3ª temporada do Podcast Phedra, com Gabriel Lodi

225 de 1056 resultado(s)