Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Confira como foi o lançamento do livro Eternizar em Escrita Preta, com textos de dramaturgas negras vencedoras do Prêmio Solano Trindade 2021

Aconteceu na última quinta-feira, 17, o lançamento do livro “Eternizar em Escrita Preta”, do Prêmio Solano Trindade 2021, promovido pela SP Escola de Teatro, instituição gerida pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap). O evento aconteceu no hall da sede Roosevelt da instituição e contou com a presença das três escritoras selecionadas, o sarau de música e poesia Pretas Peri e leituras encenadas de trechos das obras realizados por estudantes da Escola.

A obra pertence ao Selo Lucias, programa editorial da instituição que publica livros no campo das artes (teatro, dança, cinema e literatura), da pedagogia, das ciências sociais e da psicanálise e seu título é uma homenagem à Lúcia Camargo, importante gestora cultural e também colaboradora da SP Escola de Teatro que faleceu em 2020.

A fim de traçar um panorama da nova produção dramatúrgica de jovens autores negros e negras no Brasil, o concurso de 2021 selecionou três textos de estudantes de escolas de teatro do país, que foram publicados em livro, em formato impresso e digital. A edição traz as obras “Atropelo”, de Amanda Carneiro (São Paulo/SP), “Limiar ou Primeiro Impulso que Algo Aconteça”, de Amanda Pessoa (Dourados/MS) e “Piscinas: um Estudo Sobre Águas”, de Mariana Ozório (Belo Horizonte/MG).

Abrindo o evento, o Sarau das Pretas Peri trouxe uma homenagem à Tereza de Benguela, líder do quilombo do Piolho, que sob a sua liderança resistiu e lutou contra a escravidão por mais de duas décadas no século XVIII, no atual Mato Grosso. O coletivo é formado por mulheres negras e artistas da zona leste de São Paulo, que promove a cultura periférica e o empoderamento da mulher negra, com intervenções e performances, unindo diversos elementos como a dança, música, poesia e hip hop, resgatando a ancestralidade.

Em seguida, as estudantes Gabriela Gonçalves, Natalia Matvyenko, Suzana Horácio, Mariana Costa e Jaqueline Samaris, do curso de Atuação da SP Escola de Teatro, realizaram leituras encenadas de trechos da obra. Foi emocionante!

Confira a galeria de fotos do evento completa: bit.ly/3TKAXzP


Recentes

29/08/2024

Confira como foi a Mesa de discussão “Teatro Político Peru – Brasil: Conexão América Latina”, na SP Escola de Teatro

29/08/2024

Inscrições abertas para o curso “Montagem Teatral: Criação de Uma Peça Marginal”

28/08/2024

Veja como foi a oficina internacional com Johanna Hörmann na SP Escola de Teatro

28/08/2024

Lançamento do livro “Monges de Salém e o Político Foragido” em São Paulo acontece em 30 de agosto, na SP Escola de Teatro

28/08/2024

Veja como foi a leitura de “Elegbára Beat”, na SP Escola de Teatro

27/08/2024

Veja como foi a Mostra Vocabulários: Gênero e Sexualidade, na SP Escola de Teatro

26/08/2024

Estudantes de Humor da SP Escola de Teatro recebem a visita do Palhaço Tomate

23/08/2024

Programa Oportunidades oferece aulas de inglês aos estudantes da SP Escola de Teatro

22/08/2024

Eunice Prudente, conselheira da ADAAP, toma posse como primeira mulher preta a ocupar uma cadeira na Academia Paulista de Letras Jurídicas

243 de 877 resultado(s)