Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Tiche Vianna lança “Além da Commedia Dell’Arte” na unidade Roosevelt nessa quinta (11)

Acontece nessa quinta-feira (11), na unidade Roosevelt, da SP Escola de Teatro, o lançamento do livro “Além da Commedia Dell’Arte – A Aventura Em Um Barracão de Máscaras”, da atriz, diretora e pesquisadora Tiche Vianna. O evento começa às 19h e é aberto ao público.

Publicado pela Editora Perspectiva, o livro apresenta a trajetória de uma diretora e pesquisadora teatral que, durante quase 40 anos, investigou as máscaras ocidentais do teatro popular urbano, partindo do estudo da commedia dell’arte e suas tantas atualizações, na construção de um procedimento para a formação técnica e para a autonomia da criação de artistas da cena.

Trata-se, assim, da síntese de um material recolhido ao longo dos anos, de princípios e conceitos que regem a máscara teatral ocidental do ponto de vista pedagógico e como linguagem cênica.

Além do lançamento e venda do livro no dia 11, Tiche Vianna apresentará ao público presente uma aula-espetáculo, intitulada “Máscara: da neutralidade ao caráter, tudo é corpo e movimento”, ao lado de Miguel Rosa. Trata-se de uma exposição prática e teórica de alguns dos conceitos que traduzem a máscara como ferramenta pedagógica e linguagem cênica.

Sobre Tiche Vianna

É atriz, diretora e pesquisadora de teatro formada pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (EAD-USP). Diretora e cofundadora do Barracão Teatro, espaço de criação teatral de Campinas, pesquisa a linguagem das máscaras e da Commedia dell’Arte, com especialização pela Universidade de Bolonha, e pelo Atelier Firenze of Papier Mâché. É doutora em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).


Recentes

09/09/2022

Processo Seletivo: SP Escola de Teatro abre seleção para 67 vagas para curso técnico em 2023

05/09/2022

Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez recebem amigos e admiradores em lançamento de Os Condenados, novo livro da dupla

02/09/2022

Núcleo curatorial da PQ- 2023 convida professores e estudantes de cenografia para encontro online no dia 14/09

31/08/2022

SP Escola de Teatro e Centro de Estudos Arnaldo Araújo (CEAA), de Portugal, promovem a Semana de Pedagogia Teatral Ibero-americana, evento internacional online e gratuito

29/08/2022

Confira um panorama geral da 1ª Edição do Seminário "O Sujeito Histórico do Teatro de Grupo do Estado de São Paulo", ação da SP Escola de Teatro em parceria com o Itaú Cultural

26/08/2022

Sede Roosevelt da SP recebe show musical gratuito Cânticos pela Independência, com Maíra Baldaia

24/08/2022

Espetáculo Era Uma Vez No… Carandiru estreia dia 6/09 na sede Roosevelt da SP e rememora massacre trágico de 1992

22/08/2022

Conheça os convidades, convidadas e convidados das 1ª mesas do Seminário “O Sujeito Histórico do Teatro de Grupo do Estado de São Paulo”, uma ação da Adaap em parceria com o Itaú Cultural

16/08/2022

Confira o cronograma de entrevistas para seleção da Bolsa-Oportunidade 2/2022

855 de 944 resultado(s)