Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Sede Roosevelt recebe diversos cursos de Extensão Cultural; confira!

Na última semana, a sede Roosevelt da SP Escola de Teatro recebeu diversos cursos promovidos pela Extensão Cultural. O setor oferece aos artistas interessados cursos gratuitos de curta duração, além de formação técnica, com o objetivo de ampliar seus conhecimentos teatrais, fazendo a ponte entre os estudantes e os orientadores de notório conhecimento em suas variadas áreas artísticas.

A Extensão Cultural da SP Escola de Teatro promove, todos os meses, diferentes cursos com temáticas que abrangem várias áreas artísticas: dança, circo, performance, canto, moda, práticas corporais, entre outros. Com esta área específica, a Escola tem a finalidade de suprir as demandas em formação e qualificação profissional com conteúdos complementares que vão além do curso técnico.

Sobre os cursos

Afinação do corpo – Orientado pelo dançarino Zé Maria Carvalho, o curso teve dois encontros e seu objetivo foi compartilhar aos estudantes de artes cênicas os conhecimentos na dança butô e na formação do método Feldenkrais, de educação somática, e as abordagens orientais, como o dohô e aikido. Estes estudos foram pesquisados e integrados com a finalidade de pensar o corpo funcional e ao mesmo tempo o corpo intenso e expressivo.

Contato Improvisação em Cena – Orientado pelo diretor Ricardo Neves, o curso teve dois encontros e as aulas promoveram diálogos sobre o que é Contato Improvisação, trabalhando com preâmbulo histórico, princípios da prática e orientações básicas de segurança. O objetivo foi exercitar a atenção dos participantes nas sensações e nas percepções do movimento, focando a atenção nas sensações da gravidade, enquanto ela age no corpo durante o movimento.

Dança Contemporânea – Orientado pelo artista Sandro Borelli, o curso teve dois encontros com o objetivo de: investigar o corpo, o movimento e o gesto, com foco na potência corporal e na amplitude do gesto cênico; buscar uma compreensão da linguagem de dança que proponha uma reflexão política/social; instigar a criação de movimento a partir das múltiplas emoções e sensações que possam gerar o movimento; e ponderar e investigar as ações corporais de modo que possam surgir outras possibilidades de ampliação de repertórios individuais.

Pilates – Orientado pela coreógrafa Sylvia Fernández, o curso teve dois encontros passando pelas seguintes abordagens: compreensão do próprio corpo e consciência corporal; controle muscular e postural nos movimentos; melhora do controle corporal nos exercícios; melhora da capacidade respiratória; fortalecimento da área abdominal; melhora do equilíbrio e coordenação; flexibilidade e mobilidade.

D’água Movimento do Corpo – Orientado pelo bailarino Rodrigo Alcântara, o curso teve dois encontros com o objetivo de provocar os estudantes a explorarem suas próprias movimentações, despertamentos e conexões, propondo movimentos para quem nunca teve contato com a dança e permitindo, sem receio de julgamentos, expressões corporais nas especificidades singulares de cada um.

Confira a galeria de fotos:


Fotos: Rodrigo Reis

Recentes

07/05/2025

Confira como foi a abertura da exposição “Sinais de Convergência” na SP Escola de Teatro

06/05/2025

Peça “Zum Zum – Um Ensaio Sobre Abelhas” estreia em 17/5 na SP Escola de Teatro

05/05/2025

Assista à aula de Nero Murphy sobre presença de pessoas trans/gênero dissidente na área de Iluminação

30/04/2025

Processo Seletivo 2025/2º semestre: Lista Preliminar de Inscritos

29/04/2025

Estudantes de Dramaturgia apresentam seus textos no Cena Única em 6, 8 e 9 de maio

29/04/2025

Exposição “Sinais de Convergência” acontece na unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro de 30/4 a 12/5

28/04/2025

Programa Oportunidades promove oficina teatral na Faculdade Cultura Inglesa

25/04/2025

Veja como foi o lançamento do livro “Comicidades e Palhaçarias Negras”

24/04/2025

Confira como foi o ensaio aberto de “Entre Irmãos” na SP Escola de Teatro

45 de 877 resultado(s)