Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

José Miguel Wisnik inicia o semestre letivo com os novos estudantes da SP Escola de Teatro

Como aula inaugural para os novos estudantes dos módulos Amarelo e Vermelho no segundo semestre de 2024, a SP Escola de Teatro recebeu no último dia 6 um convidado muito especial: José Miguel Wisnik.

Wisnik é um dos músicos, compositores e ensaístas de maior destaque da cena cultural brasileira. Gravou discos como “São Paulo Rio” e “Pérolas aos Poucos”, trabalhando ao longo da carreira com nomes como Elza Soares, Tom Zé, Arthur Nestrovski e Alaíde Costa.

Já como escritor e ensaísta, publicou livros de destaque como “O Som e o Sentido” (Companhia das Letras, 1989) e “Maquinação do Mundo: Drummond e a Mineração” (Companhia das Letras, 2018).

Um de seus livros fala da maior paixão brasileira, o futebol. É “Veneno Remédio: O Futebol e o Brasil” (Companhia das Letras, 2008). Justamente, ele está entre as leituras que comporão as propostas pedagógicas aos estudantes desse semestre, que trabalharão com o tema do futebol para guiarem seus estudos e nortearem a criação de seus experimentos finais.

Ivam Cabral, diretor-executivo da SP Escola de Teatro, recebeu Wisnik e falou aos ouvintes: “Lemos muito Wisnik na Escola, ele sempre esteve presente aqui conosco, mais do que ele imagina! E nesse semestre, em especial, vamos nos debruçar em muitas de suas obras e as tantas questões que ela levanta”, disse.

“Futebol é teatro. Dispositivo de dar a ver, que se mostra, pensando na etimologia do grego. Futebol é um tremendo teatro em si mesmo, então transformar futebol em teatro é muito difícil. Nelson Rodrigues disse que uma simples pelada tem uma complexidade shakespeariana”, explicou Wisnik.

+ Veja como foi a recepção aos novos estudantes 

Assista à aula de José Miguel Wisnik.

Recentes

10/01/2023

Ivam Cabral, diretor executivo, e Maria Bonomi, presidente do conselho de administração da ADAAP, conquistam a Medalha M.M.D.C Caetano de Campos, maior honraria do Governo do Estado na área da Educação

09/01/2023

SP Escola de Teatro convida todas e todos para o lançamento do livro Athos Abramo – O Crítico Reencontrado, na quinta, 19 de janeiro

06/01/2023

Produção da SP Escola de Teatro reconstrói calçada do prédio histórico da sede Brás!

04/01/2023

Confira o passo a passo de como acessar o catálogo virtual da Biblioteca da SP Escola de Teatro

04/01/2023

Adaap atinge pontuação máxima no Índice de Transparência (IT) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo

22/12/2022

Processo Seletivo 1/2023: Confira os aprovados para turmas do 1º semestre de 2023

20/12/2022

Programa Oportunidades lança projeto Biblioteca Transterritorial, com entrevistas com refugiados e imigrantes moradores da região do Brás, em São Paulo

19/12/2022

Adaap, gestora da SP Escola de Teatro, é homenageada em premiação em Bruxelas, na Bélgica

15/12/2022

Hugo Possolo, Ivam Cabral e Miguel Arcanjo, da SP Escola de Teatro, são homenageados nas premiações da Cultura 2022 do Gov. do Estado de São Paulo

819 de 954 resultado(s)