Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

SP Escola de Teatro recebe comitiva da Noruega para construir novas parcerias acadêmicas e artísticas

A unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro recebeu ontem (19) uma comitiva de acadêmicos noruegueses para discutir parcerias, práticas e intercâmbios entre Brasil e Noruega, iniciando um novo capítulo no rico histórico de parcerias internacionais da Instituição.

Ivam Cabral, diretor-executivo da SP Escola de Teatro, Beth Lopes, coordenadora pedagógica, e Marcio Aquiles, responsável pelos projetos internacionais e parcerias, receberam a comitiva que era composta por Marianne Skjulhaug, reitora da KHiO – Oslo National Academy of the Arts, e Manuel Pelmu?, pró-reitor de pesquisa da KHiO – Oslo National Academy of the Arts, entre outros acadêmicos de universidades como Kristiania University College, Oslo Metropolitan University e University of Oslo.

O grupo debateu os próximos passos para desenvolver um projeto de intercâmbio estudantil, docente e artístico entre a SP Escola de Teatro e as universidades e centros artísticos da Noruega.

“A reunião que tivemos com Marianne Skjulhaug, reitora da Academia Nacional de Artes de Oslo (KHiO), foi excelente. Nós temos, na SP Escola de Teatro, uma conexão muito forte com os países escandinavos, com parcerias há mais de dez anos com, por exemplo, a Universidade das Artes de Estocolmo e com a Academia de Teatro de Helsinque. Somados, foram mais de cem intercâmbios de estudantes e professores com essas duas instituições até hoje. E é o que pretendemos desenvolver a partir de agora com a KHiO também. Temos muito futuro pela frente”, afirma Ivam Cabral, diretor-executivo da SP Escola de Teatro.

Histórico com a Noruega

Nos últimos anos, a área de projetos internacionais construiu uma relação potente com escolas e acadêmicos da Noruega, promovendo trocas e diversos projetos.

Confira algumas das parcerias:

– Em agosto de 2024, Rodolfo García Vázquez, coordenador do curso de Direção da SPET, promoveu, na Universidade de Oslo – Uniarts, um workshop de atuação e direção para estudantes. Já no Sindicato dos Artistas do Palco da Noruega, ele promoveu uma palestra sobre decolonialidade.

– Em outubro de 2022, García Vázquez ministrou um curso de teatro decolonial na Oslo Academy of Theatre.

– Em 2020, estudantes da SP Escola de Teatro participaram de um projeto teatral internacional da Alexandria Nova, reunindo universidades europeias e a SPET.

Recentes

17/05/2023

Confira a segunda apresentação dos experimentos cênicos dos estudantes da SP Escola de Teatro

16/05/2023

Confira como foi o lançamento do livro “Além da Commedia Dell’Arte – A Aventura Em Um Barracão de Máscaras” na sede Roosevelt

15/05/2023

SP Escola de Teatro divulga nova pesquisa de impacto profissional dos estudantes egressos

15/05/2023

Inscrições abertas para a oficina de dança contemporânea, com Marcos Abrances, T. Angel e Pedro Simples

15/05/2023

Processo Seletivo 2023/2º semestre: confira os dias e horários das avaliações do primeiro momento

12/05/2023

Sede Brás recebe segundo encontro das oficinas em parceria com a Associação Mulheres Imigrantes Luz e Vida

11/05/2023

Programa Oportunidades oferece oficinas de jogos teatrais na E.E. Frei Paulo Luig

11/05/2023

Em parceria com a E.E. Eduardo Prado, Programa Oportunidades realiza oficina de jogos teatrais para crianças

10/05/2023

Palestra de Lincoln Antonio “Acorda, Brasil! Cativeiro acabou!” acontece neste sábado (13) no YouTube

720 de 942 resultado(s)