Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Veja como foi o início do curso “Circo: Palhaçaria de Terreiro e Corpo Mandinga”

Começou no último dia 3 na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco o curso de extensão gratuito “Circo: Palhaçaria de Terreiro e Corpo Mandinga”, ministrado pela artista Antonia Vilarinho Cardoso.

Nas aulas, os estudantes terão contato com uma abordagem introdutória sobre os aspectos históricos e conceituais das pedagogias das comicidades pretas, além de estudar as culturas pretas e suas epistemologias relacionadas à comicidade preta e afro-indígena.

Antonia Vilarinho Cardoso é mulher preta, doutora e mestra-pela Universidade Estadual de Santa Catarina-UDESC, com a pesquisa Palhaçaria de Terreiro- Um Caminho de Corporeidades Afro centradas para Processos Criativos des Palhaces.

Mãe-atípica e neuro adversa, palhaça, capoeirista e artista-pesquisadora, diretora residente no Centro Coreográfico do Estado do Rio de Janeiro, orientando a pesquisa cruzando com a dança a Palhaçaria de Terreiro e Corpo Mandinga com direção de espetáculo. É artista há mais de trinta anos, iniciando em Brasília.

+ Confira os cursos de extensão gratuitos com inscrições abertas

Confira como foi a aula inaugural, nas imagens de Clara Silva.

Recentes

13/03/2026

Inscrições abertas para a oficina gratuita “Dramaturgias do teatro e do audiovisual”

12/03/2026

Fotos: Oficina formativa de produção cultural

12/03/2026

Programa Oportunidades divulga lista de classificação provisória para Bolsa-Oportunidade 2026/1º semestre

11/03/2026

Inscrições abertas para o workshop internacional e gratuito “Taller de Cabaret”

10/03/2026

SP Escola de Teatro entrevista o artista sueco Per Hüttner

09/03/2026

Fotos: Selo Phedra lança “Cadernos de Luz”, de Guilherme Bonfanti

09/03/2026

Inscreva-se no workshop de atuação gratuito “Projeto Wislawa”

06/03/2026

Inscrições abertas: curso gratuito “O cinema da boca por quem fez a boca”

05/03/2026

Inscrições abertas: “Narrativa Interativa e Criação Coletiva para a Cena”

9 de 1096 resultado(s)