Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Estudantes de Iluminação apresentam experimentos de luz e som na SP Escola de Teatro

Com orientação do formador Francisco Turbiani, os estudantes do Módulo Verde do curso de Iluminação apresentaram na unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco o resultado da atividade “Bailão da Iluminação”.

Conta Turbiani:

“Neste primeiro semestre de 2025, foquei o trabalho com a turma de Iluminação do Módulo Verde nas questões relacionadas à operação e programação de luz. Nos debruçamos principalmente sobre o software da mesa de controle GrandMA2. Para além dos conteúdos técnicos, de comandos e recursos que as mesas de iluminação possuem, propus uma atividade prática para que pudessem exercitar o uso dos equipamentos. Assim, primeiro criamos em conjunto com toda a turma uma planta de iluminação para uma ocupação do saguão de entrada da Unidade Roosevelt, utilizando equipamentos multiparâmetros, como parleds e movinglights. A partir dessa planta, cada estudante escolheu uma música e desenvolveu uma programação de luz que dialoga com a ela, propondo cores, movimentos e dinâmicas de tempo que pudessem traduzir visualmente seus ritmos e sonoridades. Estudamos também o uso do Time Code, tecnologia muito utilizada em shows e eventos musicais, para que a própria música disparasse a iluminação. Nesse caso, ao dar play na música todas as luzes acendem automaticamente, totalmente automatizado na programação realizada anteriormente. Nomeamos a atividade de Bailão da Iluminação, pensando no espaço como uma pista de dança.”

Os estudantes relataram sobre os aprendizados com a atividade:

“A atividade do bailão foi ótima pra que eu desenvolvesse os conhecimentos da grandMA2. Senti todos muito unidos pra se ajudarem, envolvidos pela motivação de fazer o bailão acontecer, e que aprender com quem também está aprendendo me ajudou a memorizar. No final, durante os dias que ficamos programando nossas músicas, observei que cada um fez mais de uma música, mas ao lidar com alguma frustração, escolhíamos outra”, conta Yasmin Santos.

“A ideia do evento enquanto proposta para nossa turma criar individualmente uma programação de luz por si só já foi desafiadora, e ao mesmo tempo muito estimulante, já que estávamos nos debruçando justamente sobre o estudo de mesa e convenções artísticas – visuais de um show de música. A experiência de pensar uma luz e de fato propor algo me tirou da zona de conforto positivamente, pois me fez ter encontrado problemas que só se tornaram visíveis por termos criado nossa estrutura de luz bem ali na nossa frente, e nos obrigado a resolvê-los a partir do nosso repertório de conhecimento gerado durante nossas aulas.”, conta Jhones

“O balão da iluminação foi uma ótima atividade pra entender bem  a mesa de luz MA que é uma das mais desafiadoras pra programação. Foi muito divertido conseguir avançar no conhecimento técnico com o prazer de pensar a estética para uma música que eu gosto. Desde o patch até o timecode na programação, processo de montagem, e pensamento estético foi um dos exercícios mais completos de conhecimentos da área da iluminação que já encarei com muito prazer em enfrentar o desafio!”, conta Isabel Mattos

+ Saiba mais sobre o curso de Iluminação

Confira como foi a atividade, nas imagens de Clara Silva.

Recentes

15/04/2026

SP Escola Superior de Teatro recebe a filósofa e teóloga ecofeminista Ivone Gebara

15/04/2026

SP Escola Superior de Teatro recebe inscrições para 109 vagas em seu novo curso superior em Produção Cênica de 17/4 a 14/5

15/04/2026

Processo Seletivo 2026/2º semestre: pedidos de isenção da taxa de inscrição de 20 a 22/4

14/04/2026

Fotos: curso de extensão “Dramaturgias do teatro e do audiovisual”

13/04/2026

Fotos: espetáculo “Rapsódia-Guarujà” na SP Escola de Teatro

09/04/2026

Estudantes da SP Escola de Teatro conversam com Ivone Gebara

08/04/2026

Fotos: grupo canadense Talk Is Free Theatre apresenta a peça “Cock” na SP Escola de Teatro

07/04/2026

Mostra de solos “Dentro/Fora” acontece na SP Escola de Teatro com oito peças

02/04/2026

Fotos: workshop Projeto Wislawa na SP Escola de Teatro

9 de 1114 resultado(s)