Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Coletivo Gompa se apresenta gratuitamente hoje (24) na SP Escola de Teatro com a “Oficina Vertigem Por Um Triz”

Dentro do projeto Ocupa Lab, a companhia de Porto Alegre Coletivo Gompa faz apresentação gratuita ao público hoje (24), às 19h30, na unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

Partindo do corpo como um território de escrituras tensivas, onde forças internas e proprioceptivas estão em constante diálogo com o ambiente externo (tudo que está além da pele), esta oficina pretende conscientizar aos artistas da cena a importância do treinamento das sensações corporais na construção da ação em tempo real.

São usados diferentes conceitos psicofísicos que servem como ferramentas para a construção de narrativas corporais atualizadas.

A oficina é um mergulho interior e imaginativo, a base de dança contemporânea e forte fisicalidade, entretanto, todos os corpos são bem vindos.

Os ingressos podem ser retirados gratuitamente uma hora antes da sessão. A capacidade máxima é de 20 pessoas. 

Sobre o grupo

O COLETIVO GOMPA é um grupo de artistas de Porto Alegre que desenvolve projetos de experimentação em dramaturgia e linguagem cênica, pesquisando cruzamentos entre teatro, dança, música, artes visuais e audiovisual, com ênfase na fusão das diferentes artes como princípio narrativo.

O grupo possui também uma atenção especialmente voltada a experimentações de linguagens que ampliem os limites do que compreendemos por teatro para adultos e teatro para público infanto-juvenil, bem como para a criação de obras que partam de histórias orais e narrativas de si. A maior parte das obras criadas pelo coletivo possui dramaturgia autoral, composta colaborativamente em processo de ensaio.

Integrantes: Thiago de Moraes Ruff oni, Alexsander Martins Vidaleti, Álvaro Luiz Rosa Costa, Camila Bauer Brönstrup, Liane Carvalho Venturella, Paola Dias Kirst, Fabiane Zarif Severo, Élcio Gimenez Rossini, Pedro Henrique dos Santos Bertoldi e Carlota Christina Macedo de Alburquerque.

+ Veja como foi a semana da VSQ Cia de Teatro na SP Escola de Teatro

As atividades fazem parte do projeto Ocupa LabMultipalco.

O projeto é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) do Rio Grande do Sul, através do Instituto Estadual de Artes Cênicas (Ieacen), em parceria com a Fundação Teatro São Pedro (FTSP), a Associação dos Artistas Amigos da Praça (ADAAP), gestora da SP Escola de Teatro, e o Serviço o Social do Comércio do Rio Grande do Sul (Sesc/RS).

Voltado a coletivos gaúchos de teatro, o projeto selecionou através de edital nove grupos para participarem de atividades organizadas em três eixos principais: Formativo – Cada coletivo realiza quatro oficinas livres em cidades distribuídas pelas regiões funcionais do Estado, em unidades do Sesc/RS; Residência artística – Quatro grupos participam presencialmente no Multipalco, enquanto os demais desenvolvem suas atividades a partir de suas sedes, com acompanhamento remoto de profissionais da Adaap; e Intercâmbio – Um período de sete dias na sede da SP Escola de Teatro, em São Paulo, proporciona troca de experiências e articulação com artistas da capital paulista.

Recentes

24/10/2024

Obras inéditas do Atelier de Composição Lírica estreiam no Theatro São Pedro com libreto de Luísa Tarzia, aluna da SP Escola de Teatro

23/10/2024

Programa Oportunidades realiza atividade de contrapartida na Faculdade Cultura Inglesa

17/10/2024

Programa Oportunidades da SP Escola de Teatro faz parceria com SATED

16/10/2024

Ivam Cabral promove palestra sobre Complexo de Édipo nesse sábado (19) na SP Escola de Teatro

14/10/2024

SP Escola de Teatro se despede da estudante Victoria Alice Marcelino

11/10/2024

Estudos da Capoeira Angola: encontros com a Escola Mutungo

10/10/2024

Veja como foi a estreia da peça “xOxO” na SP Escola de Teatro

09/10/2024

Processo Seletivo 2025/1º semestre: confira a lista final de inscritos

09/10/2024

Processo Seletivo 2025/1º semestre: edital de data, hora e local para atividades do Primeiro Momento

234 de 914 resultado(s)