Conselheira da ADAAP, artista visual Maria Bonomi ganha retrospectiva histórica no Paço Imperial
A ADAAP (Associação dos Artistas Amigos da Praça), organização social de cultura responsável pela gestão da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco desde sua fundação em 2009, está em festa!
A artista visual premiada internacionalmente Maria Bonomi, que faz parte do seu Conselho Administrativo, acaba de ganhar uma retrospectiva história no Centro Cultural do Patrimônio Paço Imperial, no Rio de Janeiro.
Aos 90 anos, Bonomi celebra mais de sete décadas de carreira com 250 obras, incluindo trabalhos inéditos.
A abertura da retrospectiva “A arte de amar, a arte de resistir”, que tem curadoria de Paulo Herkenhoff e Maria Helena Peres, acontece no sábado, 6/9, às 15h. A exposição fica em cartaz até 16/11.
A mostra reúne xilogravuras, esculturas, cenários, figurinos e trabalhos em arte pública, passando por temas como brasilidades, povos originários, homoafetividades, política, injustiças sociais, guerras e resistências.
“É uma conquista e também um agradecimento ao país que me recebeu”, disse a artista ítalo-brasileira ao jornal O Globo.
Maria Bonomi é uma artista visual ítalo-brasileira e doutora pela ECA/USP. Ela trabalha como gravadora, escultora, pintora, muralista, curadora, figurinista, cenógrafa e professora. Já foi conselheira da Fundação Osesp, da Academia Latino-Americana de Arte (ALA), da Associação Profissional dos Artistas Plásticos de São Paulo e do Instituto Lina Bo e P. M. Bardi.