Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

SP Escola de Teatro promove programação especial com foco na visibilidade trans

SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (ADAAP), promove, de 26 a 31 de janeiro, a 14ª edição do SP Transvisão – Semana da Visibilidade Trans – dessa vez, com a programação do novo Festival FestivaTrans.

O evento é gratuito e conta com palestras, peças de teatro e premiação. Os ingressos para as atividades estão disponíveis na Sympla da SP Escola de Teatro.

O 14º SP Transvisão acontece na semana em que se comemora o Dia da Visibilidade Trans (29/1).  A edição de 2026 conta com duas frentes principais: o Prêmio Claudia Wonder, que reconhece pessoas e entidades significativas para a causa trans; e o Festival FestivaTrans, que tem direção artística da atriz, diretora, dramaturga e roteirista Luh Maza e traz cinco espetáculos com artistas de renome, propondo um mergulho na potência criativa e na diversidade da cena trans, reafirmando o papel da arte como espaço de resistência, diálogo e transformação.

Cada espetáculo será precedido de um breve bate-papo com grandes nomes: Renata Carvalho (atriz e dramaturga), Luh Maza (atriz, diretora, roteirista e dramaturga), Daniel Veiga (ator, dramaturgo e roteirista), Fabia Mirassos (atriz e visagista) e Ave Terrena (poeta, diretora e dramaturga).

“É uma honra e um prazer poder organizar mais um SP Transvisão ao lado de tantas pessoas de talento que vêm fortalecendo essa luta ao longo dos anos. O evento de 2026 será uma edição emblemática, mantendo sempre as portas abertas para a comunidade LGBTQIA+, principalmente para as travestis e para as pessoas trans”, afirma Márcia Dailyn, colaboradora da SP Escola de Teatro e uma das organizadoras do evento.

“Celebrar a arte pensada e produzida por mentes e corpos trans é uma forma de ampliar o repertório  de saberes de todo público. Não é só um evento para nós da comunidade, mas toda  a população que nessa fruição artística tem a oportunidade de se aproximar, compreender e desenvolver empatia”, afirma Luh Maza, que cuida da direção artística do Festival FestivaTrans.

“O SP Transvisão chega à sua 14ª edição muito potente, relevante, e dessa vez com uma parceria importante com o Festival FestivaTrans, além de contar com o tradicional apoio de diversas entidades do meio e mantendo o Prêmio Claudia Wonder. O SP Transvisão reforça o compromisso da ADAAP e da SP Escola de Teatro com a pauta da diversidade e da pluralidade. Eu, como conselheira da ADAAP, tenho pleno compromisso com essa pauta da defesa das identidades trans e desejo que o evento cresça a cada ano, ajudando na luta contra o apagamento dessas identidades, como vemos infelizmente em muitos lugares no mundo contemporâneo”, afirma a advogada Rachel Rocha, conselheira da ADAAP e ativista junto ao movimento LGBTQ+, que já foi vice-presidente da área temática da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB/SP e que idealizou o projeto SP Transvisão em 2013 ao lado de outros profissionais.

Parcerias

O SP Transvisão 2026 – 14ª edição conta ainda com parceria institucional de: Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo; Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual da Secretaria de Justiça e Cidadania; Aliança Nacional LGBTI+ de São Paulo; Associação Brasileira de Intersexo (ABRAI); Associação Brasileira Profissional para a Saúde Integral de Pessoas Travestis, Transexuais e Intersexo (ABRASITTI); Associação Cultural Educacional Social Dynamite; Casa Florescer; CAE João Nery;  Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de São Paulo; Conselho Estadual LGBT; Defensoria Pública do Estado de São Paulo; Diversa Arte e Cultura; Mães Pela Diversidade;  e Núcleo de Transmasculinidades da Rede Família Stronger e Rede Família Stronger.

Histórico

Desde 2013, a iniciativa pioneira da SP Escola de Teatro promove uma série de ações voltadas para o debate sobre a tolerância e a diversidade, além de valorizar a cultura e o universo LGBTQIA+. Ao longo destes catorze anos de evento, foram realizadas mesas de discussão, performances e ações que contaram com a participação de importantes nomes da luta LGBTQIA+, como Laerte, Phedra de Córdoba, Márcia Rocha, Kimberly Luciana, Ingrid Soares, Brenda Oliver e Renata Peron, entre outras estrelas que fizeram história neste evento que celebra lutas e conquistas dos corpos trans.

Sempre na Unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro (Praça Roosevelt, 210)

 26/1 – segunda-feira

 20h – Prêmio Claudia Wonder

Serão premiadas 10 personalidades e/ou entidades significativas para a causa, com pré-seleção e votação realizada por parceiros e entidades que têm colaborado com o projeto ao longo das edições. Apresentação de Márcia Dailyn.

 27/1 – terça-feira

 19h – Palestra

 20h – Peça de teatro a confirmar

 28/1 – quarta-feira

 19h – Palestra

 20h – Ensaio aberto “Todas elas em mim”, com Clodd Dias

O espetáculo “Todas elas em mim” é um experimento cênico artístico aberto (work in progress) criado por Clodd Dias e diz respeito à força da mulher negra, trans e travesti. Sua resiliência e sua resistência no Mundo. Uma voz que ecoa e necessita EXISTIR. As fases da Vida: criança, adolescente, vida adulta e o início da terceira idade. Todas elas em mim: textos, poesias, canções,cantos e narrativas contadas com verdade e lirismo. Genis, Carolinas, Dandaras, mulheres de luta daqui e também de fora com suas militâncias. O samba, a valsa, as interseções, encontros e desencontros. O cotidiano de uma travesti que sonha e, mesmo com os percalços de uma sociedade branca-cis-heteronormativa, merece ser feliz. Classificação etária: 18 anos.

29/1 – quinta-feira

19h – Palestra

20h – Espetáculo “TRANSEPRETO”, com Luh Maza

Espetáculo performático da dramaturga, encenadora e atriz Luh Maza. Em um formato de aula-debate, a artista transita entre a auto-ficção de depoimentos e a dramatização de notícias reais, acompanhada em cena pelo DJ King num diálogo com as sonoridades afro-transcentradas. Um transe imersivo para refletir sobre as narrativas que têm se construído a partir das vivências de pessoas trans e negras no Brasil. Duração: 50 min. Classificação etária: 16 anos.

30/1 – sexta-feira

19h – Palestra

 20h – Espetáculo “Manifesto Transpofágico”, com Renata Carvalho

Neste espetáculo que já circulou por nove países, a atriz, diretora e ativista Renata Carvalho faz questionamentos de como as pessoas enxergam o corpo travesti, em representações e estereótipos. Duração: 50 min. Classificação etária: 18 anos.

 31/1 – sábado

 20h – Espetáculo “Bendita Sois Entre as Mulheres”, de Renata Peron

 19h – Palestra

“Bendita Sois Entre as Mulheres” narra a história inspiradora de superação de uma mulher trans que, apesar das inúmeras adversidades enfrentadas, conseguiu alcançar a idade de 47 anos. Duração: 130 min. Classificação etária: 16 anos.

Programação com o parceiro Centro de Referência LGBTI+ Laura Vermont:

Acolhimento para uma nova perspectiva de atuação

26/1 | 10h

O Centro de Referência LGBTI+ Laura Vermont convida para uma atividade fundamental de promoção da diversidade sexual e de gênero, com foco no fortalecimento do respeito, da inclusão e da garantia de direitos da população LGBTI+.

A proposta é conscientizar, informar e dialogar sobre o enfrentamento à LGBTfobia, por meio de ações educativas que contribuam para a intervenção e transformação de realidades marcadas pelo preconceito, tanto no ambiente escolar quanto no espaço comunitário.

A atividade busca estimular reflexões, ampliar conhecimentos e fortalecer práticas de convivência baseadas no respeito às diferenças, na equidade e na cidadania, promovendo um ambiente mais seguro e acolhedor para todas as pessoas.

Ministração: Maria Márcia Soares Ribeiro – Estudante de Serviço Social, da Faculdade UNIFECAP, contribuindo com uma abordagem crítica, social e comprometida com os direitos humanos e a justiça social.

 Local: Centro de Referência LGBTI+ Laura Vermont
 Endereço: Av. Nordestina, 496 – Vila Americana

Visibilidade Trans: A inserção e a posição de sujeitos no mundo do trabalho 

27/1 | 10h

O Centro de Referência LGBTI+ Laura Vermont convida para uma Roda de Conversa voltada à reflexão sobre a inserção, permanência e valorização de pessoas trans no mundo do trabalho.

Este encontro propõe um espaço de escuta, diálogo e troca de experiências, partindo do entendimento de que o resgate da potência é fundamental para o fortalecimento da autonomia, da autoestima e da cidadania. Ao serem quem são, esses sujeitos já se constituem como potentes, capazes de ocupar, transformar e ressignificar espaços profissionais e sociais.

A atividade busca problematizar os desafios impostos pela transfobia estrutural no mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que evidencia caminhos possíveis para o reconhecimento, a dignidade e o exercício pleno de direitos.

Convidado: Wictor Ferreira de Oliveira – contribuindo com reflexões críticas e vivências que fortalecem o debate sobre trabalho, identidade e reconhecimento social.

 Local: Centro de Referência LGBTI+ Laura Vermont
 Endereço: Av. Nordestina, 496 – Vila Americana

Visibilidade Trans: Valorização LGBTIQIA+ e Combate à LGBTFobia 

30/1 | 14h

O Centro de Referência LGBTI+ Laura Vermont convida para uma atividade formativa e de conscientização voltada à valorização da diversidade sexual e de gênero, com foco no fortalecimento do respeito, da inclusão e da garantia de direitos da população LGBTIQIA+.

A proposta é promover ações educativas que contribuam diretamente para a prevenção, intervenção e enfrentamento da LGBTFobia, especialmente nos ambientes escolar e comunitário, estimulando o diálogo, a empatia e a construção de espaços mais seguros e acolhedores para todas as pessoas.

O encontro busca ampliar o conhecimento sobre diversidade, combater estigmas e preconceitos, além de incentivar práticas que promovam a convivência respeitosa, a cidadania e a justiça social.

Atividade ministrada por: Maria Márcia Soares Ribeiro – Graduanda em Serviço Social, da Unifecaf, contribuindo com reflexões críticas e educativas sobre direitos, inclusão e enfrentamento às violências.

 Local: Centro de Referência LGBTI+ Laura Vermont
 Endereço: Av. Nordestina, 496 – Vila Americana

Pioneirismo na diversidade

Desde a sua fundação, a SP Escola de Teatro tem desenvolvido importantes projetos artísticos e pedagógicos relativos ao teatro, audiovisual e às artes correlatas. Além disso, ao longo de toda a sua trajetória buscou desenvolver políticas inclusivas e de acessibilidade para os setores mais vulneráveis da sociedade. Ela é uma das pioneiras na empregabilidade trans, e ao menos 10% do quadro de colaboradores da Instituição é formado por pessoas que não se identificam com a cisgeneridade.

Em 2020 e 2023, a SP Escola de Teatro recebeu o Selo de Direitos Humanos e Diversidade, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo – SMDHC-SP, que reconhece boas práticas de diversidade e inclusão em organizações públicas, privadas e do terceiro setor.

Em 2019, a Instituição recebeu o Selo Paulista de Diversidade, instituído pelo Governo do Estado de São Paulo, que destaca boas práticas organizacionais relacionadas à inclusão na política de gestão de pessoas das organizações, a preocupação e inclusão das temáticas das pessoas com deficiência, e às questões étnicas, raciais, de gênero, idade, orientação sexual e identidade de gênero, assim como para difundir a cultura de respeito, valorização e promoção da igualdade nos ambientes de trabalho.

Serviço

SP Transvisão 2026 – Festival FestivaTrans

De 26 a 31 de janeiro de 2026. Às 20h (26/1) e às 19h (27 a 31/1)

Local:  SP Escola de Teatro  Unidade Roosevelt – Praça Roosevelt, 210 – Consolação

Entrada gratuita com a retirada antecipada de ingressos na Sympla da SP Escola de Teatro e também com entrada no horário dos eventos. https://www.sympla.com.br/produtor/spescoladeteatro

+ Confira como foram os três dias do SP Transvisão 2025 na SP Escola de Teatro

Recentes

26/09/2024

Escritora Adriana Amorim fala aos estudantes da SP Escola de Teatro neste sábado (28)

25/09/2024

Inscreva-se para o curso gratuito “Styling de Moda na Construção da Cena”

25/09/2024

Bate-papo “O Corre Preto” acontece em 1º de outubro na SP Escola de Teatro

24/09/2024

Inscreva-se para a oficina gratuita “O corpo negro e o teatro”

24/09/2024

Confira como foi a peça “Entre(vista), o masculino migrante e o feminino errante” na SP Escola de Teatro

23/09/2024

Biblioteca da SP Escola de Teatro recebe doação de quase 2 mil livros de Cacá Rosset

23/09/2024

Inscreva-se para a oficina gratuita “Os caminhos de uma produção teatral”

20/09/2024

SP Escola de Teatro recebe comitiva da Noruega para construir novas parcerias acadêmicas e artísticas

19/09/2024

Programa Oportunidades inicia oficina teatral na Ocupação 9 de Julho

396 de 1056 resultado(s)