Um X representando um atalho para fechar o menu
Notícias > Exibir Notícia

Palestra “Empreendedorismo Cultural” acontece em 21/5 na SP Escola Superior de Teatro

Acontece na quinta-feira 21 de maio na unidade Roosevelt da SP Escola Superior de Teatro – Faculdade das Artes do Palco a palestra gratuita “Empreendedorismo Cultural”, ministrada por Marcelo Ferraz.

O objetivo do encontro é capacitar jovens artistas e agentes culturais para compreenderem os fundamentos do empreendedorismo cultural, desenvolvendo habilidades de planejamento, elaboração de projetos, gestão financeira e criação de orçamentos, estimulando a autonomia profissional, a sustentabilidade de iniciativas artísticas e o acesso às oportunidades de fomento e incentivo à cultura.

Os ingressos estão disponíveis na Sympla da SP Escola Superior de Teatro.

Os temas abordados serão:

Introdução ao empreendedorismo cultural e economia criativa:

O artista como agente empreendedor

Estruturação de ideias culturais e transformação em projetos

Elementos básicos de um projeto cultural

Objetivo, justificativa, público-alvo e plano de ação

Introdução às leis de incentivo e editais culturais

Noções de produção cultural e planejamento estratégico

Elaboração de orçamento cultural simplificado

Marcelo Ferraz é produtor cultural, parecerista e gestor de projetos culturais, com atuação voltada ao desenvolvimento, elaboração e acompanhamento de iniciativas nas áreas de arte, cultura, formação e impacto social. Presidente do Instituto Vygotskij, atua na criação de projetos culturais vinculados às leis de incentivo, com experiência em programas como Lei Rouanet, ProAC, PROMAC e demais mecanismos de fomento. Possui experiência na produção executiva de espetáculos, ações formativas, festivais, oficinas culturais e projetos voltados à democratização do acesso à cultura, empreendedorismo cultural e economia criativa. Também desenvolve atividades como palestrante e consultor, auxiliando artistas, coletivos e organizações na estruturação de projetos, planejamento orçamentário e estratégias de viabilização cultural, com trajetória marcada pela atuação em iniciativas de formação artística e fortalecimento de políticas culturais, promovendo ações com foco em inclusão, acessibilidade, desenvolvimento social e valorização da diversidade cultural.

Recentes

08/04/2025

Show gratuito de Juliane Hooper acontece em 12/4 na SP Escola de Teatro

04/04/2025

Inscreva-se no curso de extensão gratuito “Dança Sem Fronteiras: Movimento e Vídeo Arte”

04/04/2025

Processo Seletivo 2025/2º semestre: confira o resultado dos pedidos de isenção ou redução da taxa de inscrição

02/04/2025

Inscreva-se no curso de extensão gratuito “A composição do personagem a partir da palavra”

01/04/2025

Veja como foi a peça “VINTE E TRÊS: [encruzilhada no tempo: cênico, da memória e da realidade]”

31/03/2025

Veja como foi a peça “A CobraDORa” na SP Escola de Teatro

28/03/2025

Veja como foi o lançamento do livro “Antologia do Teatro Brasileiro, vol.2” na SP Escola de Teatro

27/03/2025

Peça “Reza Cotidiano” entra em cartaz em 5 de abril na SP Escola de Teatro

27/03/2025

Ouça o segundo episódio da 3ª temporada do Podcast Phedra, com Athena Joy

324 de 1132 resultado(s)